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dc.contributor.advisorGonzales Taco, Pastor Willy-
dc.contributor.authorFurtado, Débora Canongia-
dc.date.accessioned2017-09-20T22:52:14Z-
dc.date.available2017-09-20T22:52:14Z-
dc.date.issued2017-09-20-
dc.date.submitted2017-07-10-
dc.identifier.citationFURTADO, Débora Canongia. Transporte Coletivo Responsivo à Demanda: uma análise de requisitos de aceitabilidade para potenciais usuários no Distrito Federal. 2017. xii, 111 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/24611-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo analisar os requisitos de aceitabilidade para potenciais usuários de Transporte Coletivo Responsivo à Demanda no Distrito Federal. O planejamento da oferta de transporte público urbano de passageiros no Brasil não contempla métodos dinâmicos de atendimento da demanda. Modelos de oferta flexível como o Demand Responsive Transport (DRT) ou Transporte Responsivo à Demanda, em tradução livre, vêm sendo aplicados no mundo desde os anos 2000. Neste, a oferta de transporte é feita por meio de um serviço dinâmico de transporte público urbano de passageiros, utilizando aplicativos de smartphone ou via serviço de pedido por telefone, onde os usuários indicam em tempo real sua origem e destino para que o operador possa definir a melhor forma de atender essa demanda. Dessa forma, o presente estudo realizou pesquisas de Preferência Revelada e Declarada, com usuários e não-usuários do Sistema de Transporte Público Coletivo por Ônibus do Distrito Federal, bem como gestores e operadores do sistema, por meio da aplicação de questionários online e realização de entrevistas buscando atender ao objetivo definido. As análises basearam-se nas estratégias de estudo de caso e método de avaliação de escolha discreta, este último utilizando o modelo Logit Multinomial aplicado por meio do software Biogeme. Os resultados obtidos deste estudo indicaram, principalmente, que um serviço DRT seria bem aceito no Distrito Federal e necessitaria, dentre outros fatores menos relevantes, prover rotas expressas, com tarifas pré-definidas, veículos detentores de ar-condicionado e Wi-Fi, além de possibilitar a integração com outros meios de transporte e o pagamento via aplicativo de celular.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleTransporte Coletivo Responsivo à Demanda : uma análise de requisitos de aceitabilidade para potenciais usuários no Distrito Federalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordTransporte de passageirospt_BR
dc.subject.keywordTransporte públicopt_BR
dc.subject.keywordTransportes - planejamentopt_BR
dc.subject.keywordTransporte responsivo à demandapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The present work aims to analyze the acceptability requirements for potential users of Collective Demand Responsive Transport in the Federal District of Brazil. The urban transportation planning in Brazil does not contemplate dynamic travel demand models. Flexible models services such as Demand Responsive Transport (DRT), have been applied in the world since the 2000s. In this, the transport offer is made through a dynamic urban public transport service using smartphone applications or via telephone order service, where users indicate in real time their origin and destination so that the operator can define the best way to meet this demand. Thus, the present study carried out researches of Revealed and Stated Preference, with users and non-users of the Collective Public Transport System by Buses of the Federal District of Brazil, as well as managers and system operators, through the application of online questionnaires and interviews in order to meet the defined objective. The analyzes were based on the case study strategies and discrete-choice evaluation method, the latter using the Logit Multinomial model applied through Biogeme software. The results obtained from this study indicated, mainly, that a DRT service would be well accepted in the Federal District of Brazil and would require, among other less relevant factors, to provide express routes, with pre-defined fares, vehicles with air conditioning and Wi-Fi, besides to enable integration with other means of transportation and payment via mobile application.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Tecnologia (FT)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Transportespt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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