http://repositorio.unb.br/handle/10482/24418
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_DouglasdePaula.pdf | 11,42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | A memória da luz : customizações e encontros com o espectador |
Autor(es): | Paula, Douglas de |
Orientador(es): | Garrossini, Daniela Favaro |
Assunto: | Arte - estética Espectadores |
Data de publicação: | 6-Set-2017 |
Data de defesa: | 20-Jun-2017 |
Referência: | PAULA, Douglas de. A memória da luz: customizações e encontros com o espectador. 2017. 523 f., il. Tese (Doutorado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | O presente trabalho fala do desenvolvimento e aplicação de simulacros computacionais da luz como opção poética que é estética e empiricamente investigada de modo a envolver a comparação de minhas percepções e meus horizontes, como artista, com os de meus espectadores, como forma de encontrar aproximações e distâncias entre essas percepções e horizontes enquanto criações necessariamente implicadas na fruição esteticamente qualificada desses simulacros, em favor de um maior entendimento sobre o que poderia ser um encontro ou comunicação possível entre autor e receptor e na expectativa de obter, pelo somatório de percepções e horizontes colhidos desses espectadores, uma revelação paulatina das propostas artísticas correspondentes a esses simulacros. |
Abstract: | This work is about the development and application of computer light simulacra as poetic option that is aesthetically and empirically investigated in a way that involves the comparison of my perceptions and horizons, as an artist, with those of my spectators, as a way to find the proximities and distances between those perceptions and horizons as creations necessarily implied in the fruition aesthetically qualified of these simulacra, in favor of a greater understanding of what could be a possible encounter or communication between author and receiver and in the expectation of a gradual revelation of the artistic proposals corresponding to these simulacra, by the sum of perceptions and horizons taken from those spectators. |
Informações adicionais: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2017. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2017.06.T.24418 |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.