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Título: Atividades integrantes como componente curricular não disciplinar do curso de Pedagogia
Outros títulos: Integrating activities as a non-disciplinary curricular component of the course of Pedagogy
Autor(es): Silva, Luciana Nogueira da
Orientador(es): Borges, Lívia Freitas Fonseca
Assunto: Educação
Pedagogia
Formação profissional
Projeto pedagógico
Pedagogos
Data de publicação: 5-Set-2017
Referência: SILVA, Luciana Nogueira da. Atividades integrantes como componente curricular não disciplinar do curso de Pedagogia. 2017. xi, 114 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo compreender a influência das Atividades Integrantes como espaços curriculares não disciplinares na formação do pedagogo da Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema. A escolha do Campus de Miracema se deu pela proposição das Atividades Integrantes na matriz curricular do respectivo curso. A questão norteadora que apresenta o problema desta pesquisa é: Quais as influências das Atividades Integrantes na formação do pedagogo? Os principais eixos teóricos são: Currículo do Curso de Pedagogia e Formas de Integração Curricular. É um Estudo de Caso e como metodologia de pesquisa contou com a análise dos documentos curriculares da formação do pedagogo, institucionais e normativos, tais como Projeto Pedagógico do Curso e respectiva proposta curricular, Diretrizes Curriculares para a Formação de Professores e Diretrizes Curriculares do Curso de Pedagogia. Como instrumentos de apoio metodológico foram aplicados questionários para conhecer a concepção de integração curricular dos professores do Curso de Pedagogia, além da realização de entrevistas com os professores responsáveis pela elaboração e desenvolvimento das Atividades Integrantes, com os acadêmicos do Curso de Pedagogia participantes das referidas atividades e com a coordenação do curso. Também foi realizada a Observação Participante. Os resultados indicam que as Atividades Integrantes são componentes curriculares de fundamental importância para a formação pessoal e profissional do pedagogo e que elas diferem das disciplinas no que se refere à organização, participação dos alunos e processos avaliativos, todavia não tem como objetivo a integração curricular por meio da interdisciplinaridade, mas sim o enriquecimento curricular do Curso de Pedagogia.
Abstract: This research aims to understand the influence of the Integrating Activities as non-disciplinary curricular spaces in the education of the pedagogue of the Federal University of Tocantins, Miracema Campus. The choice of the Miracema Campus was due to the proposal of the Integrating Activities in the curricular matrix of the respective course. The guiding question that presents the problem of this research is: What are the influences of the Integrating Activities on the education of the pedagogue? The main theoretical axes are: Curriculum of the Course of Pedagogy and Forms of Curricular Integration. The methodology of research included the analysis of the curricular documents of the pedagogue’s formation, institutional and normative, such as the Pedagogical Project of the Course and respective curricular proposal, Curricular Guidelines for Teacher Training and Curricular Guidelines of the Course of Pedagogy. It is a Case Study and as methodological support instruments, questionnaires were used to know the curricular integration conception of the teachers of the Course of Pedagogy, as well as interviews with the teachers responsible for the elaboration and development of the Integrating Activities, with the Academics of the Course of Pedagogy participants in these activities and with the course coordination. Participant observation was also carried out. The results indicate that the Integrating Activities are fundamentally important curricular components for the personal and professional formation of the pedagogue and that they differ from the disciplines with respect to the organization, student participation and evaluation processes, but it does not aim at the curricular integration by interdisciplinarity, but rather the curricular enrichment of the Course of Pedagogy.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2017.
Texto parcialmente liberado pelo autor. Conteúdo restrito: Capítulos 2 e 4.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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