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Título: Representações Sociais acerca da sistematização da assistência de enfermeiros que cuidam de crianças
Outros títulos: Social Representations about the systematization of care of nurses caring for children
Representaciones Sociales acerca de la sistematización de la asistencia de enfermeros que cuidan a los niños
Autor(es): Oliveira, Carolina Sampaio de
Orientador(es): Borges, Moema da Silva
Assunto: Crianças - saúde e higiene
Representações sociais
Enfermagem pediátrica
Data de publicação: 28-Ago-2017
Referência: OLIVEIRA, Carolina Sampaio de. Representações Sociais acerca da sistematização da assistência de enfermeiros que cuidam de crianças. 2017. 167 f., il. Tese (Doutorado em Enfermagem) — Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este estudo teve como objetivo conhecer as Representações Sociais de enfermeiros que cuidam de crianças hospitalizadas sobre a sistematização da assistência de enfermagem, em dois hospitais escola da região oeste de Mato Grosso. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo e exploratório com base na Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici, realizado com 45 enfermeiros, que atuavam na assistência à criança hospitalizada. Na coleta dos dados foram utilizados dois instrumentos: o primeiro foi constituído por duas partes: um questionário que possibilitou a caracterização dos sujeitos e um questionário semiestruturado que viabilizou a entrevista. No segundo utilizou-se a técnica de associação livre de palavras (TALP). Para análise dos dados realizou-se a caracterização dos sujeitos utilizando o software Excel 2007, onde foi possível constatar que os participantes eram adultos jovens, predominantemente do sexo feminino e com mão- de- obra qualificada. Na segunda etapa o produto proveniente da técnica de associação livre de palavras foi analisado pelo software EVOC, que organizou as evocações e apontou o provável núcleo central da representação social, a partir de dois estímulos Sistematização da Assistência de Enfermagem e Atuação do Enfermeiro na SAE. Pode-se apreender que, frente à primeira expressão indutora os sujeitos evocaram mais prontamente as palavras: cuidado, enfermagem e organização, que refletem a dimensão das ações de enfermagem no atendimento à criança, sendo o próprio cuidado o provável núcleo central que estrutura a representação e remete a verdadeira competência do enfermeiro. Para expressão indutora “Atuação do Enfermeiro na Sistematização da Assistência de Enfermagem”, as palavras: conhecimento, humanização e importante constituíram o provável núcleo central refletindo o entendimento do grupo sobre as funções desenvolvidas pelo enfermeiro ao sistematizar o cuidado. Na terceira etapa os conteúdos verbais provenientes das entrevistas foram analisados utilizando o software Alceste. Da análise emergiram dois eixos que organizaram o conteúdo das representações sociais dos participantes do estudo. O primeiro eixo foi composto por uma classe e fez referência a dimensão teórica sobre a SAE. O segundo eixo foi organizado por quatro classe e faz menção a dimensão prática da SAE. Aprendeu-se que as representações teóricas não parecem suficientes para ancorar a prática assistencial, apontando a existência de importante discrepâncias entre as representações dessas duas dimensões. Essas representações não contribuem para o estabelecimento de uma realidade capaz de valorizar o cuidado de enfermagem, pois, não são capazes de conferir autonomia profissional, qualificar o cuidado e implementar mudanças de paradigmas requeridos na modernidade pela pediatria.
Abstract: This study aimed to know the Social Representations of nurses who care for hospitalized children about the systematization of nursing care in two school hospitals in the western region of Mato Grosso. This is a qualitative, descriptive and exploratory study based on Serge Moscovici's Theory of Social Representations, carried out with 45 nurses, who worked in the care of hospitalized children. Two instruments were used in the data collection: the first one consisted of two parts: a questionnaire that enabled the characterization of the subjects and a semi-structured questionnaire that enabled the interview. In the second, the technique of free association of words (TALP) was used. Data analysis was performed to characterize the subjects using the software Excel 2007, where it was possible to verify that the participants were young adults, predominantly female and with skilled labor. In the second stage, the product from the free word association technique was analyzed by the EVOC software, which organized the evocations and pointed out the probable central nucleus of the social representation, from two stimuli Systematization of Nursing Assistance and Nursing Work at SAE. It can be understood that, in the face of the first inductive expression, the subjects more readily evoked the words care, nursing and organization, which reflect the dimension of nursing actions in the care of the child, being care itself the probable central nucleus that structures the representation And refers to the true competence of the nurse. For the inductive expression "Nursing Work in Nursing Care Systematization", the words: knowledge, humanization and important constituted the probable central nucleus reflecting the group's understanding of the functions developed by the nurse in systematizing care. In the third stage the verbal contents from the interviews were analyzed using Alceste software. From the analysis emerged two axes that organized the content of the social representations of the study participants. The first axis was composed of a class and referred to the theoretical dimension on SAE. The second axis was organized by four classes and mentions the practical dimension of SAE. It was learned that the theoretical representations do not seem sufficient to anchor the care practice, pointing out the existence of important discrepancies between the representations of these two dimensions. These representations do not contribute to the establishment of a reality capable of valuing nursing care, since they are not capable of conferring professional autonomy, qualifying care and implementing paradigm changes required in modernity by pediatrics.
Resumen: Este estudio tuvo como objetivo conocer las Representaciones Sociales de enfermeros que cuidan de niños hospitalizados sobre la sistematización de la asistencia de enfermería, en dos hospitales escolares de la región oeste de Mato Grosso. Se trata de un estudio cualitativo, descriptivo y exploratorio basado en la Teoría de las Representaciones Sociales de Serge Moscovici, realizado con 45 enfermeros, que actuaban en la asistencia al niño hospitalizado. En la recolección de los datos se utilizaron dos instrumentos: el primero fue constituido por dos partes: un cuestionario que posibilitó la caracterización de los sujetos y un cuestionario semiestructurado que viabilizó la entrevista. En el segundo se utilizó la técnica de asociación libre de palabras (TALP). Para el análisis de los datos se realizó la caracterización de los sujetos utilizando el software Excel 2007, donde fue posible constatar que los participantes eran adultos jóvenes, predominantemente del sexo femenino y con mano de obra calificada. En la segunda etapa el producto proveniente de la técnica de asociación libre de palabras fue analizado por el software EVOC, que organizó las evocaciones y apuntó el probable núcleo central de la representación social, a partir de dos estímulos Sistematización de la Asistencia de Enfermería y Actuación del Enfermero en la SAE. Se puede aprehender que frente a la primera expresión inductora los sujetos evocaron más prontamente las palabras: cuidado, enfermería y organización, que reflejan la dimensión de las acciones de enfermería en la atención al niño, siendo el propio cuidado el probable núcleo central que estructura la representación Y remite la verdadera competencia del enfermero. Para expresión inductora "Actuación del enfermero en la sistematización de la asistencia de enfermería", las palabras: conocimiento, humanización e importante constituyeron el probable núcleo central reflejando el entendimiento del grupo sobre las funciones desarrolladas por el enfermero al sistematizar el cuidado. En la tercera etapa los contenidos verbales provenientes de las entrevistas fueron analizados utilizando el software Alceste. En el análisis surgieron dos ejes que organizaron el contenido de las representaciones sociales de los participantes del estudio. El primer eje fue compuesto por una clase e hizo referencia a la dimensión teórica sobre la SAE. El segundo eje fue organizado por cuatro clases y hace mención la dimensión práctica de la SAE. Se ha aprendido que las representaciones teóricas no parecen suficientes para anclar la práctica asistencial, señalando la existencia de importantes discrepancias entre las representaciones de esas dos dimensiones. Estas representaciones no contribuyen al establecimiento de una realidad capaz de valorar el cuidado de enfermería, pues no son capaces de conferir autonomía profesional, calificar el cuidado e implementar cambios de paradigmas requeridos en la modernidad por la pediatría.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, 2017.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Licença: A concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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