Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/24281
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_LucianaJobimNavarro.pdf32,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRossetti, Eduardo Pierrotti-
dc.contributor.authorNavarro, Luciana Jobim-
dc.date.accessioned2017-08-24T22:14:16Z-
dc.date.available2017-08-24T22:14:16Z-
dc.date.issued2017-08-24-
dc.date.submitted2017-05-19-
dc.identifier.citationNAVARRO, Luciana Jobim. Brasílias impublicáveis de Marcel Gautherot: o olhar do fotógrafo e o imaginário da cidade. 2017. 177 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/24281-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2017.pt_BR
dc.description.abstractA partir da homogeneização do imaginário histórico de Brasília consolidado por uma narrativa histórica fotográfica baseada em construções monumentais, esta dissertação aborda a produção de imagens da construção de Brasília, registradas pelo fotógrafo francês Marcel Gautherot. Toma-se a fotografia como ferramenta historiográfica capaz de construir imaginários sociais e seus efeitos na consolidação de representações sobre a cidade na História. Ao relacionar o acervo de imagens produzidas pelo fotógrafo sobre a capital com aquelas publicadas, especificamente pela revista Módulo, bem como com o discurso sócio-político que vinha sendo elaborada sobre a capital, define-se um recorte que busca estabelecer o papel etnográfico do fotógrafo, seu olhar estético e o poder da mídia na construção das narrativas sobre a cidade. Busca-se demonstrar como a utilização da imagem fotográfica na historiografia da cidade é capaz de construir representações sobre os espaços e paisagens, partindo do pressuposto de que a produção fotográfica é parte do processo de interpretar e escrever a história da arquitetura e da cidade, contribuindo para a formação de imaginários coletivos e individuais sobre esses espaços. Assim, procura-se compreender o discurso sobre a capital, considerando os aspectos sócio-políticos que envolveram sua construção e a função de Brasília na representação da arquitetura e urbanismo modernos, contrapondo a história imagética consolidada da cidade com aquela não publicada à época da construção, pelas principais revistas, e especificamente no contexto da revista Módulo. Coloca-se então, o fotógrafo como interprete da realidade, a partir de sua escolha deliberada, que é sua própria capacidade anímica, de construir a representação da paisagem urbana. Descobre-se uma cidade que vai além do discurso arquitetônico moderno e centro de poder político, a partir das imagens de Marcel Gautherot onde se destacam os usos sociais dos lugares, bem como as relações de classe e gênero dos conflitos emergentes no espaço urbano.Propõe-se uma leitura imagética das fotografias não publicadas de Gautherot, a partir de um recorte estético específico, onde o fotógrafo representa a apropriação de espaços residuais da cidade na organização de ‘cidades paralelas’ - Sacolândia e dos espaços livres do Plano Piloto - pelas famílias dos trabalhadores, tendo como objeto as formas que essas famílias habitam o espaço e produzem relações sociais, criando assim novas possibilidades de narrativas sobre a construção da capital.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleBrasílias impublicáveis de Marcel Gautherot : o olhar do fotógrafo e o imaginário da cidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordBrasília (DF) - imagináriopt_BR
dc.subject.keywordRepresentação artísticapt_BR
dc.subject.keywordImaginário urbanopt_BR
dc.subject.keywordFotografiapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1From the homogenization of the historical imaginary of Brasília consolidated by a historical photographic narrative based on monumental constructions, this dissertation approaches the production of images of the construction of Brasilia, recorded by the French photographer Marcel Gautherot. Photograph is taken as a historiographic tool capable of social imagery and its effects on the consolidation of representations about the city in history. In relating the collection of images produced by the photographer on the capital with those published, specifically by the Módulo magazine, as well as with the socio-political discourse that had been elaborated on the capital, is defined a clipping that seeks to establish the ethnographic role of the photographer, his aesthetic view and the power of the media in the construction of the narratives about the city. Seeks to demonstrate how the use of the photographic image in the historiography of the city is able to build representations about the spaces and landscapes, based on the assumption that the photographic production is part of the process of interpreting and writing the history of architecture and the city, contributing to the formation of collective and individual imaginaries about these spaces. Thus, the aim is to understand the discourse about the capital, considering the socio-political aspects that involved its construction and the role of Brasília in the representation of modern architecture and urbanism, opposing the consolidated imagery history of the city with the unpublished one. In this context, the photographer is placed as an interpreter of reality, based on his deliberate choice, which is his own psychic capacity, to construct the representation of the urban landscape. From the images of Marcel Gautherot, discovers a city that goes beyond modernist architectural and center of political power based discourse, highlighting the social uses of places, as well as the class and gender relations of emerging conflicts in urban space. It is proposed an image based reading of the unpublished Gautherot photographs, from a specific aesthetic cut, where the photographer represents the appropriation of residual spaces of the city in the organization of 'parallel cities' - Sacolândia and the empty spaces of the Plano Piloto - by the families of workers, having as object the ways these families habit the space and produce social relations, creating new possibilities of narratives on the construction of the capital.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.