Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/24216
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_LeonardoNogueiradeMoraes.pdf4,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantana, Ana Cláudia Farranha-
dc.contributor.authorMoraes, Leonardo Nogueira de-
dc.date.accessioned2017-08-22T16:53:20Z-
dc.date.available2017-08-22T16:53:20Z-
dc.date.issued2017-08-22-
dc.date.submitted2017-01-27-
dc.identifier.citationMORAES, Leonardo Nogueira de. Proposta de ferramenta de análise multicritério de apoio à gestão municipal da mobilidade urbana. 2017. xiv, 143 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/24216-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2017.pt_BR
dc.description.abstractA dissertação apresenta uma proposta de ferramenta capaz de avaliar a aplicação da Lei 12.587/2012 à luz da gestão estratégica exercida no município. O objetivo é desenvolver um método que avalie a relação entre o processo político de decisão em ambiente estratégico e o processo de execução em ambiente de gestão, necessários para o exercício da Política Nacional de Mobilidade Urbana localmente. Na ótica geral, a metodologia partiu da análise de direcionadores estratégicos da Lei de Mobilidade, gerando instrumentos alçados no trabalho como Critérios de Avaliação, que carregam importantes pilares da Lei. A aplicação de critérios subjetivos empregados na metodologia está formalmente amparada pela ferramenta de análise multicritério Macbeth, que atua no sentido de reduzir as subjetividades do processo de avaliação. Na ótica mais específica, a metodologia foi aplicada em caso concreto no município de Palmas, capital do estado do Tocantins, com a finalidade de medir a sinergia entre a Política de Mobilidade Urbana do Município por meio do engajamento entre a estrutura de decisão e a estrutura de execução, definindo um índice comparativo de avaliação. Esse índice permite enquadrar o município no espaço da política pública de mobilidade.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleProposta de ferramenta de análise multicritério de apoio à gestão municipal da mobilidade urbanapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordMobilidade urbanapt_BR
dc.subject.keywordPolítica públicapt_BR
dc.subject.keywordMobilidade urbana - projetospt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2017.01.D.24216pt_BR
dc.description.abstract1This dissertation presents a proposal of a tool suitable for evaluation of the application of legislation 12,587 / 2012 (Mobility bill) in light of the strategic management applied in the Municipality. The goal is to develop a method to assess the relationship between the political decision process in the strategic level and the execution process in the management level, both necessary for the enforcement of the National Urban Mobility Policy at the local level. In general, the methodology was based on the analysis of strategic drivers of the Mobility bill, providing instruments created as Evaluation Criteria, which carry important concepts of the Bill. The application of subjective criteria used in the methodology is formally supported by the multicriteria analysis tool Macbeth, which is focused in reduction of the subjectivity factor of the evaluation process. In a more specific perspective, the methodology was applied in a real case in the Municipality of Palmas, capital of the State of Tocantins. In order to measure the synergy between the Urban Mobility Policy of the Municipality through the engagement between the decision structure and the execution structure, thus defining a comparative evaluation index. This index enables to place the Municipality within the scope of public mobility policy.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Tecnologia (FT)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Transportespt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.