Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/24186
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_GrazieleMeireFrederico.pdf792,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorThomaz, Paulo César-
dc.contributor.authorFrederico, Graziele Meire-
dc.date.accessioned2017-08-18T19:39:46Z-
dc.date.available2017-08-18T19:39:46Z-
dc.date.issued2017-08-18-
dc.date.submitted2016-12-02-
dc.identifier.citationFREDERICO, Graziele Meire. Ausências e silenciamentos: a ética nas narrativas recentes sobre a ditadura brasileira. 2017. 105 f. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/24186-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2017.pt_BR
dc.description.abstractApós a promulgação da Lei nº 12.258/2011 que instituiu a Comissão Nacional da Verdade no Brasil, houve uma movimentação no mercado editorial com lançamentos de obras acadêmicas, de cunho jornalístico e ficção sobre a ditadura militar no país. Distantes temporalmente dos romances-testemunho e das obras de denúncia publicadas no final dos anos 1970 e durante a década de 1980, esta dissertação escolheu trabalhar com romances lançados em sua maioria, a partir dos anos 2000. A única exceção é o livro Amores exilados (2011) de Godofredo de Oliveira Neto que fora publicado anteriormente, com o título Pedaço de santo, em 1997. Na tentativa de entender como os romances tratam a temática da ditadura militar, foram selecionadas sete obras consideradas representativas: Não falei (2004) de Beatriz Bracher; Nem tudo é silêncio (2010) de Sonia Regina Bischain; História natural da ditadura (2006) de Teixeira Coelho; K. (2012) de Bernardo Kucinski; Soledad no Recife (2009) de Urariano Mota; Amores exilados (2011) de Godofredo de Oliveira Neto e O punho e a renda (2014) de Edgar Telles Ribeiro. A partir de uma primeira abordagem, tomamos a perspectiva ética proposta por Emmanuel Levinas em seu livro Totalidade e Infinito (1980) sobre a responsabilidade no acolhimento do rosto do Outro a partir de uma visão não reducionista deste pelo Mesmo, para pensar o acolhimento deste Outro nos romances e a presença ou não dessa responsabilidade com a multiplicidade nas narrativas que tratam da ditadura militar brasileira. Diante de uma interpelação ética infinita desta alteridade, conforme propõe Levinas, os romances foram separados em dois grupos: aqueles conformaram ficcionalmente a ditadura militar num passado distante, reduzindo e imobilizando, ao nosso entendimento, a multiplicidade de questões ainda pertinentes sobre o regime opressor; e aqueles que, de diferentes modos, buscaram entendê-la em sua complexidade, mostrando os efeitos, os problemas e as cicatrizes abertas nas heterogêneas camadas da sociedade ainda no presente.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAusências e silenciamentos : a ética nas narrativas recentes sobre a ditadura brasileirapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordDitadura militar - Brasilpt_BR
dc.subject.keywordLiteratura brasileira - história e críticapt_BR
dc.subject.keywordLiteratura brasileira - crítica, interpretação, etcpt_BR
dc.subject.keywordNarrativas nacionaispt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2016.12.D.24186pt_BR
dc.description.abstract1Following the promulgation of Law n. 12.258/ 2011 that established the National Truth Commission in Brazil, there was a movement in the publishing market with the new releases of academic, journalistic and fictional books about Brazilian military dictatorship. Temporarily apart from the testimonial novels and denunciations published in the late 1970s and the 1980s, this dissertation chose to work mostly with novels published in the 2000s. The only exception is Amores exilados ( 2011) by Godofredo de Oliveira Neto, which had been published previously, with the title Pedaço de santo, in 1997. In an attempt to understand how the novels deal with the military dictatorship, we selected seven novels considered representative: Não falei (2004) by Beatriz Bracher; Nem tudo é silêncio (2010) by Sonia Regina Bischain; História natural da ditadura (2006) by Teixeira Coelho; K. (2012) by Bernardo Kucinski; Soledad no Recife (2009) by Urariano Mota; Amores exilados (2011) by Godofredo de Oliveira Neto e O punho e a renda (2014) by Edgar Telles Ribeiro. From a first approach, we take the ethical perspective proposed by Emmanuel Levinas in his book Totality and Infinity (1980) about the responsibility in the reception of the face of the Other from a non-reductionist view of the Other by the Self, to think the reception of this Other in the novels and the presence or not of this responsibility with the multiplicity in the narratives that analyzes the Brazilian military dictatorship. Abreast the face of an infinite ethical interpellation of this alterity, as Levinas proposes, the novels were separated into two groups: one with those novels that fictionally conformed the military dictatorship in the distant past, reducing and immobilizing, in our understanding, the multiplicity in questions that are still pertinent about the oppressive regime; and those who, in different ways, sought to understand it in its complexity, showing the effects, problems and scars still open in the heterogeneous layers of society in the present.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Literaturapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.