http://repositorio.unb.br/handle/10482/23992
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_ElizanaMonteirodosSantos.pdf | 1,26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Trabalho coletivo, interdisciplinaridade e auto organização dos educandos : contribuições da LEDOC para práticas educativas contra hegemônicas na experiência do ProJovem Campo Saberes da Terra do Distrito Federal |
Autor(es): | Santos, Elizana Monteiro dos |
Orientador(es): | Molina, Mônica Castagna |
Assunto: | Educação do campo Formação de educadores Projeto político pedagógico |
Data de publicação: | 1-Ago-2017 |
Data de defesa: | 9-Fev-2017 |
Referência: | SANTOS, Elizana Monteiro dos. Trabalho coletivo, interdisciplinaridade e auto organização dos educandos: contribuições da LEDOC para práticas educativas contra hegemônicas na experiência do ProJovem Campo Saberes da Terra do Distrito Federal. 2017. 148 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | O presente trabalho teve o objetivo de analisar as contribuições do processo formativo vivenciado na Licenciatura em Educação do Campo, para promover as Práticas Educativas Pedagógicas Contra-Hegemônicas no ProJovem Campo - Saberes Da Terra do Distrito Federal,trazendo para a análise o Projeto Político-Pedagógico da Licenciatura em Educação do Campo. Em que medida esta formação contribui para as práticas dos seus egressos foi uma das questões da pesquisa.Trazer elementos para tentar entender o território de Planaltina, onde foi implementado o Programa ProJovem Campo - Saberes da Terra. O ProJovem Campo tem educandos de todo o território de Planaltina-DF. O contexto da pesquisa foi a Escola no Campo, o Centro de Ensino Fundamental Pipiripau ll, onde ocorre o programa. O currículo do ProJovem Campo é Integrado e articulado aos saberes científicos e aos saberes populares, propondo um diálogo e um movimento, onde se objetiva a síntese e a produção de novos saberes. Uma característica conceituada como práxis. Utilizando como instrumento principal a roda de conversa, para a coleta de dados, a pesquisa qualitativa apresentou dados que foram utilizados na análise de conteúdo. A partir desta análise chegamos às categorias do trabalho; Trabalho Coletivo, Interdisciplinaridade, Pesquisa como Princípio Educativo e Auto-Organização dos Educandos, práticas educativas Contra-Hegemônicas, materializadas a partir da formação de Educadores e Educadoras na Licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília. Nesta perspectiva, fizemos uso de referenciais para essa análise, bem como para a fundamentação teórica: Caldart (2010, 2011, 2012, 2015); Molina (2012, 2014, 2015); Freitas (1999, 2007, 2010, 2011); Ferreira (2015). O trabalho trouxe a reflexão sobre a formação de Educadores do Campo. Com ênfase na compreensão dos elementos que caracterizam o Trabalho Coletivo dos educadores nesse processo que nos permitiu reunir elementos que subsidiem as práticas contra-hegemônicas na Educação do Campo dentro de uma experiência concreta de práticaprática pedagógica, ocorrida dentro de um processo dialógico e permanente. Isso só foi possível dentro da proposta da Educação do Campo em construção pelos seus sujeitos: os Camponeses organizados nos Movimentos Sociais do Campo. A escola dos trabalhadores e trabalhadoras do campo é a escola para o trabalho, com a vida e para a vida. Ação que, necessariamente, tem que ser fruto de um processo coletivo. |
Abstract: | The presente Workshál he objetive off analyzing the contributions of the formative process experienced in the Degree in Field Education to promote Pedagogical Educational Practices Against Hegemonic in ProJovem Campo Saberes Da Terra of the Federal District. Bringing for the analysis the Political and Pedagogical Project of the Degree in Field Education. What to take into account in the training of Educadores do Campo, training by area of knowledge, Alternation, interdisciplinarity, Work as Educational Principle, Research. To what extent this training contributes to the practices of their graduates was one of the research questions. Bring elements to try to understand the territory of Planaltina where the Program ProJovem Campo Saberes da Terra was implemented. ProJovem Campo has educators from all over the territory of Planaltina DF. The context of the research was the School in the Field, the Pipiripau Elementary School where the program takes place. The ProJovem Field curriculum is integrated and articulated to the scientific knowledge and popular knowledge, proposing a dialogue and a movement, where the synthesis and the production of new knowledge are objectified. A trait characterized as praxis. Using as a main tool the conversation wheel for the data collection the qualitative research presented data that were used in the analysis of content. From this analysis we arrive at the categories of the work; Collective Work, Interdisciplinarity, Research as Educational Principle and Self Organization of Educandos, educational practices Against Hegemonics materialized from the training of Educators and Educators in the Degree in Field Education of the University of Brasília. In this perspective, we have used references for this analysis as well as for the theoretical basis: Caldart (2010, 2011, 2012, 2015); Molina (2012, 2014, 2015); Freitas (1999, 2007, 2010, 2011) Ferreira (2015). The work brought the reflection about the formation of Educadores do Campo. With an emphasis on the understanding of the elements that characterize the Collective Work of the educators in this process that allowed us to gather elements that subsidize the anti-hegemonic practices in Field Education within a concrete experience of pedagogical practice occurred within a dialogical and permanent process. This was only possible within the proposal of Field Education under construction by its subjects the Peasants organized in the Social Movements of the Field. The school of the workers of the countryside is the school for work, for life and for life. An action that necessarily has to be the result of a collective process. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2017. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2017.02.D.23992 |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.