Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/23932
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_GeneroCartaLeitor.pdf934,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRibeiro, Roberta Rocha-
dc.contributor.authorGomes, Dioney Moreira-
dc.date.accessioned2017-07-28T16:52:42Z-
dc.date.available2017-07-28T16:52:42Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Roberta Rocha; GOMES, Dioney Moreira. O gênero carta do leitor em sala de aula: contraste entre uso real e uso escolar. Caminhos em Linguística Aplicada, v. 12, n. 1, p. 158-174, 2015. Disponível em: <http://periodicos.unitau.br/ojs-2.2/index.php/caminhoslinguistica/article/view/1897/1445>. Acesso em: 26 jul. 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/23932-
dc.description.abstractEste artigo pretende discutir, à luz dos pressupostos teóricos de Bakhtin(2000), a utilização do gênero do discurso carta do leitor no ensino de língua portuguesa. Para tanto, será realizada uma análise, de cunho comparativo, entre duas cartas do leitor. A primeira encontra-se na esfera de uso real, visto que foi redigida por um leitor de OPopular, um jornal de grande circulação de Goiânia-GO e, em seguida, publicada no referido jornal. A segunda carta foi escrita por uma aluna de quarta série do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (CEPAE/UFG), em ambiente escolar.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPrograma de Mestrado em Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté - UNITAUpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO gênero carta do leitor em sala de aula : contraste entre uso real e uso escolarpt_BR
dc.title.alternativeThe reader’sletter genre in the classroom : a contrast between the actual use and classroom usept_BR
dc.title.alternativeEl género carta del lector en clase : contraste entre la utilización real y la escolarpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordGêneros do discursopt_BR
dc.subject.keywordLíngua portuguesa - estudo e ensinopt_BR
dc.rights.licenseCaminhos em Linguística Aplicada - This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://periodicos.unitau.br/ojs-2.2/index.php/caminhoslinguistica/article/view/1897/1445. Acesso em: 26 jul. 2017.pt_BR
dc.description.abstract1Based on Bakhtin’s theoretical assumptions, this article aims to discuss the use of the reader’s letter discourse genre for the purpose of teaching Portuguese. In order to fulfill such purpose, a comparative analysis of two texts is made. The first example lies in the sphere of real use: a letter written by a reader of O Popular, an important newspaper in Goiânia-GO, and then published in the newspaper. The second example was written by a fourth grade student at the Center for Teaching and Research Applied to Educationfrom the Federal Universityof Goiás (CEPAE/UFG), in a classroomenvironment, but not submitted to any reader’s letter section.pt_BR
dc.description.abstract2Este artículo analiza, a la luz de los supuestos teóricos de Bakhtin (2000), el uso del género del discurso carta del lector en la enseñanza de portugués. Para tanto, se llevará a cabo un análisis de carácter comparativo, entre dos cartas. El primer ejemplo reside en la esfera de la utilización real, puesto que ha sido hecho por un lector de O Popular, periódico de circulación general en Goiânia-GO, y luego publicado en ese periódico. El segundo ejemplo fue escrito por una estudiante de cuarto grado en el Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (CEPAE/UFG), en ambiente escolar.pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.