Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Santos, Fátima Aparecida dos | - |
dc.contributor.author | Durante, Alessandra Mendes | - |
dc.date.accessioned | 2017-07-24T16:40:04Z | - |
dc.date.available | 2017-07-24T16:40:04Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-24 | - |
dc.date.submitted | 2017-05-11 | - |
dc.identifier.citation | DURANTE, Alessandra Mendes. As interferências e ações de designers no artesanato brasileiro: um recorte sobre a opinião dos artesãos de Minas Gerais e Brasília. 2017. 105 f., il. Dissertação (Mestrado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/23874 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Nesta dissertação será estudada a interferência do design na produção artesanal. Norteia-se a pesquisa a partir da percepção de que existe um acompanhamento inicial dos resultados de parcerias entre Artesanato e Design, mas que, ao longo do tempo, nem sempre os resultados são acompanhados. Sabe-se que este tema vem ocupando espaços cada vez maiores em discussões nas universidades, organizações e textos de autores de renome. Este estudo fundamenta-se em textos de Lina Bo Bardi, uma das pioneiras na abordagem do tema, arquiteta italiana que discute a aproximação entre o designer e o artesão; de Gui Bonsiepe, autor que investiga o design no mundo periférico, tendo feito pesquisas de desenvolvimento tecnológico em vários países da América Latina, incluindo o Brasil, onde fundou o Laboratório Brasileiro de Desenho Industrial; e de Adélia Borges, que pesquisou várias comunidades e programas de artesanatos brasileiros. Esses três autores serão referenciais da presente pesquisa, pois oferecem diferentes visões e análises sobre a questão do artesanato. Tem-se como objetivo geral fazer uma análise de processos artesanais que obtiveram a interferência de designers em suas práticas. Os objetivos específicos compreendem: como ocorrem as metodologias utilizadas para a interferência do design no artesanato; entender os benefícios dessas metodologias aplicadas, com foco na percepção do artesão; e entender, dentre as interferências e ações dos designers, quais resultam em experiências mais eficazes aos artesãos. Para alcançar esses objetivos foram pesquisados alguns programas de intervenções ao artesanato brasileiro: o Programa Artesanato Solidário, em São Paulo, o Programa Minas Raízes, em Minas Gerais, e o Projeto Acolá, no Distrito Federal. Também foram feitas visitas às feiras artesanais das regiões de Minas Gerais e Brasília, além de um recorte sobre a opinião dos artesãos por meio de uma pesquisa híbrida (qualitativa e quantitativa) nessas duas regiões, abordando questões sobre limites e benefícios de programas de apoio voltados à classe artesã, dentre outras indagações relevantes para a pesquisa. Como resultado final, esperou-se identificar um alinhamento assertivo entre esses dois atores, de forma que o objeto permaneça imaculado, mesmo com possíveis colaborações do designer. Somente após essa compreensão será possível sugerir novas metodologias de colaboração. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | As interferências e ações de designers no artesanato brasileiro : um recorte sobre a opinião dos artesãos de Minas Gerais e Brasília | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Artesanato | pt_BR |
dc.subject.keyword | Design | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sistemas colaborativos | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation aims to study the interference of design as a collaborative system in local crafts. It is known that this theme has been occupying increasingly large spaces in discussions in universities, organizations and in the works of renowned authors. This study is based on texts by Lina Bo Bardi, one of the pioneers in approaching the theme, an Italian architect who discusses this approach between designer and craftsman; of Gui Bonsiepe, an author who investigates design in the peripheral world, having conducted technological development research in several countries in Latin America, including Brazil, where he founded the Brazilian Laboratory of Industrial Design; and Adélia Borges, who researched various Brazilians communities and craft programs. These three authors will be references of the present research, since they offer different visions and analyzes on craftsmanship. A general objective is to analyze artisanal processes that have obtained the interference of designers in their practices. The specific objectives include: understanding how the methodologies used to interfere with design in the handicrafts; understanding the benefits of these applied methodologies, focusing on the perception of the craftsman; and understanding the interferences and actions of the designers, which result in more effective experiences to the craftsmen, thus proposing methods of interaction between designer and craftsman. In order to reach these objectives, some intervention programs in Brazilian handicrafts were researched: the Solidarity Crafts Program in São Paulo, the Minas Raízes Program in Minas Gerais and the Acolá Project in the Federal District. Technical visits were also made to the handicraft fairs in the regions of Minas Gerais and Brasília, as well as a hybrid research (qualitative and quantitative) on the opinion of artisans in these two regions, addressing issues such as limits and benefits of support programs aimed at the artisan class. The final result expected was to identify an assertive alignment between these two actors, so that the object remains immaculate, even with possible collaborations of the designer. Only after such comprehension new methodologies of collaboration and partnership will be possible. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Design (IdA DIN) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Design | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|