Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/23777
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_CrisleneLealdaSilvaVieira.pdf3,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCastioni, Remi-
dc.contributor.authorVieira, Crislene Leal da Silva-
dc.date.accessioned2017-06-28T23:18:45Z-
dc.date.available2017-06-28T23:18:45Z-
dc.date.issued2017-06-28-
dc.date.submitted2011-04-20-
dc.identifier.citationVIEIRA, Crislene Leal da Silva. Os egressos do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais : Campus Januária e sua inserção no arranjo produtivo local de fruticultura. 2011. 137 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/23777-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2011.pt_BR
dc.description.abstractNos últimos anos, estudos sobre arranjos produtivos locais ganharam destaque nos debates acadêmicos de diversas áreas e aumentou-se a relevância deste tema nas políticas de desenvolvimento que se voltam cada vez mais para o local/regional. Neste contexto, a educação profissional torna-se estratégica para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil e é expandida, principalmente para o interior do país, através da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. O presente estudo teve como objetivo central analisar a inserção de egressos do curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais – Campus Januária no arranjo produtivo local de fruticultura. A fruticultura desenvolveu-se nessa região a partir da década de 1970, com a implantação de perímetros de irrigação que hoje possuem grande representatividade na produção de frutas no estado. A metodologia utilizada na pesquisa abrangeu aspectos quantitativos e qualitativos, utilizando-se de questionário e entrevista semiestruturada como instrumentos de coleta de dados. Foram aplicados 51 questionários, que possibilitaram verificar a situação atual dos egressos e selecionar 9 indivíduos inseridos no arranjo produtivo local de fruticultura como interlocutores da pesquisa. Foram entrevistados também 4 dirigentes de empreendimentos do APL e 3 gestores do IFNMG – Campus Januária. Os principais resultados da pesquisa evidenciam a pouca inserção de egressos no APL e a limitada atuação do IFNMG– Campus Januária junto às empresas e comunidade local/regional. Foi verificado que não há articulação entre esta instituição de ensino e os atores do APL, fator que contribui negativamente para a empregabilidade do curso na região. Foi constatada a falta de acompanhamento de egressos, imprescindível devido às demandas de um mundo rural em processo de transformação. Entretanto, percebeu-se também a importância que o IFNMG – Campus Januária representa na vida profissional e pessoal dos egressos, e a contribuição que os mesmos têm dado para o desenvolvimento da região.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleOs egressos do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais : Campus Januária e sua inserção no arranjo produtivo local de fruticulturapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordArranjos Produtivos Locais (APL)pt_BR
dc.subject.keywordEducação profissional e tecnológicapt_BR
dc.subject.keywordRede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológicapt_BR
dc.subject.keywordInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Geraispt_BR
dc.subject.keywordFruticultura tropicalpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1In recent years, studies of local clusters have gained prominence in academic debates in several areas and has increased the relevance of this issue in development policies wich are turning to the local/regional level. In this context, professional education becomes strategic for the socioeconomical development of Brazil and it is expanded, especially into small cities of the country by the Federal Network of Professional and Technical Education. This study aimed to analyze the inclusion of graduates of technical course in agriculture of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Northern Minas Gerais – Januária Campus at the local cluster of Orcharding. The orcharding was developed in this region from the 1970s, with the implementation of irrigation projects that currently have large representation in fruit production in the state. The methodology of the research included quantitative and qualitative aspects, using questionnaires and semistructured interviews as data collection instruments. 51 questionnaires were applied, it was possible to check the current status of graduates and select 9 individuals, from the local cluster of orcharding as partners in the research. They were also interviewed four managers of enterprises of the local cluster and three managers of IFNMG - Januária Campus. The main results of the study highlight the little insertion of graduates in local cluster of orcharding and the limited role of the IFNMG - Januária Campus with the companies and local/regional community. It was found that there is no linkage between this institution and the actors of the local cluster, a factor that contributes negatively to the employability of the course in the region. It was noticed a failure in following up on graduates wich is essential due to the demands of a rural society in transformation process. However, it was realized the importance that the IFNMG – Januária Campus represents in the professional and personal lives of graduates and the contribution that they have given to the development of the region.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.