Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/23762
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_JulianaCamposSabinodeSouza.pdf2,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGontijo, Cleyton Hércules-
dc.contributor.authorSouza, Juliana Campos Sabino de-
dc.date.accessioned2017-06-27T18:45:34Z-
dc.date.available2017-06-27T18:45:34Z-
dc.date.issued2017-06-27-
dc.date.submitted2017-03-23-
dc.identifier.citationSOUZA, Campos Sabino de. Estratégias de estudantes concluintes da educação básica na resolução de problemas matemáticos. 2017. 147 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/23762-
dc.description.abstractEste trabalho possuiu por propósito analisar as estratégias utilizadas por estudantes concluintes da educação básica de uma escola pública quando postos frente a diferentes tipos de questões, as quais estavam classificados como exercícios, problemas rotineiros e não rotineiros, relacionadas aos conceitos de matemáticos de razão e proporção. Assim, buscou-se a partir de uma intersecção entre as literaturas da área de educação matemática encontrar meios de identificar as estratégias utilizadas pelos estudantes, tanto individualmente quanto em grupo, verificando como esses indivíduos lidam com atividades dessas naturezas. Trata-se de uma proposta de estudo de caso, de método qualitativo, que por meio de diferentes instrumentos, como inventários, coleta de protocolos e observação, agrupar o maior número de informações. Pode-se observar que grande parte dos participantes demonstraram conhecer o algoritmo geralmente relacionado a regra de 3 simples (propriedade fundamental das proporções) obtendo sucesso na resolução dos exercícios, entretanto, diante dos problemas rotineiros e não rotineiros, obteve-se menor quantitativo de resultados corretos. Dessa forma, quanto maior a necessidade de interpretação e modelagem para se resolver o problema, menor o índice de acerto. Para a resolução dos problemas, os participantes, em sua maioria, optaram por realizar principalmente multiplicações e divisões ou outros procedimentos para resolvê-los, sendo que poucos utilizaram a regra de 3. Destaca-se também algumas dificuldades demonstradas pelos participantes, como interpretar os problemas, relacionar as grandezas e modelar o problema para a resolução. Esta pesquisa também evidenciou a desmotivação do alunado concluinte do ensino médio de uma escola pública do Distrito Federal, bem como a fragilidade conceitual de elementos básicos relacionados a razão e proporção.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEstratégias de estudantes concluintes da educação básica na resolução de problemas matemáticospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordMatemática - conceitos e ensinopt_BR
dc.subject.keywordResolução (Matemática)pt_BR
dc.subject.keywordRazãopt_BR
dc.subject.keywordProporçõespt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2017.03.D.23762-
dc.description.abstract1The purpose of this dissertation was the analyze of the strategies used by students who were finishing the basic education of a public school when they face different types of questions, which were classified as exercises, routine and non-routine problems related to the concepts of ratio and mathematicians proportion. Thus, it was sought from an intersection between the literature of the area of Mathematics education to find ways to identify the strategies used by the students, individually and in groups, verifying how these individuals deal with activities of this nature. It is a proposal case study of qualitative method used different instruments, like inventories, collection of protocol and observation to group the greater number of information as possible. It is possible to observe that most of the participants really know the algorithm generally related to rule of 3 simple (fundamental property of the proportions) obtaining success in the resolution of the exercises, however, by facing routine and non-routine problems, a lower number of correct results were obtained. This way, as long as they have to intepretat and model to resolve the problem, their results are low. To solve the problems, the majority of the participants have chosen to perform mainly multiplication and division or other procedures to solve them and just a few students used the rule of 3. It is also important to highlight some difficulties showed by the participants, such as interpreting the problems, relating the proportional quantities and modeling the problem for resolution. This research also has evidenced the demotivation of the high school graduate student of a public school in the Federal District, as well as the conceptual fragility of basic elements related to reason and proportion.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.