http://repositorio.unb.br/handle/10482/23574
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2017_SandradosSantosVitorianoBarros.pdf | 13,39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | O mito de Orfeu e o surrealismo no Poema em Quadrinhos de Dino Buzzati |
Autor(es): | Barros, Sandra dos Santos Vitoriano |
Orientador(es): | Barbosa, Sidney |
Assunto: | Surrealismo Intermidialidade Histórias em quadrinhos Buzzati, Dino, 1906-1972 |
Data de defesa: | 17-Mar-2017 |
Referência: | BARROS, Sandra dos Santos Vitoriano. O mito de Orfeu e o surrealismo no Poema em Quadrinhos de Dino Buzzati. 2017. 116 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | A presente dissertação objetiva comentar criticamente a tradução cultural, intermidiática e intersemiótica do mito órfico na arte híbrida do Poema em Quadrinhos de Dino Buzzati. O problema de pesquisa motivador deste texto é o de investigar como Dino Buzzati transpôs as barreiras entre a poesia e a HQ para criar uma arte mista, por meio de uma linguagem igualmente mista e atualizar o mito órfico. A hipótese é de que o artista (escritor e artista plástico) italiano se serviu de forte diálogo com as imagens surrealistas, para traduzir intersemioticamente o mito órfico. Além disso, ancorado especialmente em Nietzsche (1992), este estudo pretende inserir a obra buzzatiana em análise dentro da tradição dionisíaca que reposiciona o homem, segundo o filósofo alemão, junto à natureza e dá vazão ao seu lado poético e onírico. Em última análise, o Surrealismo pode ser visto também como o renascimento da arte dionisíaca e órfica. A proposta metodológica desta dissertação privilegia os elos perceptíveis entre as categorias vislumbradas como centrais para o empreendimento analítico (mito órfico, Surrealismo e intermidialidade). Nessa linha, esse trabalho foi concebido para interseccionar a tradição mitológica órfica, atualizada na obra híbrida de Buzzati tomada como corpus. Para viabilizar a discussão teórica foram utilizados os seguintes teóricos: Clüver (1997, 2006, 2011), Nietzsche (1992, 2002, 2005, 2008), Friedrich (1978), Hacquard (1996), Pilati (2010), Pozo Sánchez (2009), Vernant (2001, 2006), Blanchot (2011), Cirne (1971, 2001), Eisner (1999), Badet (2006), Paz (1996), Nazário (2008), Peters (2014), Amaral (2007), entre outros. Conclui-se, deste modo, que as experimentações estéticas de Buzzatti são extremamente sofisticadas e ousadas, alargando as possibilidades de leitura do mito órfico além de trazer para o diálogo outras relações possíveis entre as artes da palavra e as artes visuais. O aparato teórico da intermidialidade e da semiótica possibilitam um olhar novo sobre estas questões de ressignificação da mitologia órfica e do surrealismo revistados no Poema em quadrinhos buzzatiano. |
Abstract: | This work aims to critically review the cultural, intermidial and intersemiotic translation of the Orphic myth in hybrid Poem Strip, by Dino Buzzati. The motivator research problem of this text is to investigate how Dino Buzzati transposed the barriers between poetry and the Comics to create a hybrid art, moving between the scholarly and the popular, by an equally mixed language to recreate the Orphic myth. The hypothesis is that the artist (writer and artist) Italian poured strong dialogue with surreal images to translate intersemiotically the Orphic myth. Also, anchored especially in Nietzsche (1992), this study intends to enter the buzzatian work in question within the Dionysian tradition that repositions the man, according to the german philosopher, close to nature. The methodological proposal of this dissertation privileges the perceptible links between the categories perceived as central to the analytical enterprise (Orphic myth, Surrealism and intermidiality). In this line, this work was conceived to intersect the Orphic mythological tradition, updated in the hybrid work of Buzzati taken as corpus. In order to facilitate the theoretical discussion, the following theoreticians were used: Clüver (1997, 2006, 2011), Nietzsche (1992, 2002, 2005, 2008), Friedrich (1978), Hacquard (1996), Pilati (2010), Vernant (2001, 2006), Blanchot (2011), Cirne (1971, 2001), Eisner (1999), Badet (2006), Paz (1996), Nazario, among others. It is thus concluded that Buzzatti's aesthetic experiments are extremely sophisticated and daring, extending the possibilities of reading the Orphic myth and bringing into dialogue other possible relations between the arts of the word and the visual arts. The theoretical apparatus of intermidiality and semiotics provide a fresh look at these questions of re-signification of Orphic mythology and of surrealism, as seen in the Buzzatian Poem Strip. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Letras (IL) Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2017. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Literatura |
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DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2017.03.D.23574 |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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