Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Abbad, Gardênia da Silva | - |
dc.contributor.author | Moreira, Rafaela Marcolino El-Corab | - |
dc.date.accessioned | 2017-05-18T16:56:27Z | - |
dc.date.available | 2017-05-18T16:56:27Z | - |
dc.date.submitted | 2017-03-03 | - |
dc.identifier.citation | MOREIRA, Rafaela Marcolino El-Corab. Motivação e suporte psicossocial à transferência como preditores de impacto de treinamentos no trabalho. 2017. 216 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/23537 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Programas de treinamento proporcionam uma série de benefícios para as organizações. Há
uma preocupação crescente em avaliar efeitos de treinamento no desempenho dos egressos,
bem como nos resultados organizacionais, visando buscar evidências de transferências de
novas aprendizagens no trabalho e melhores resultados organizacionais. Apesar dos altos
investimentos, nem sempre o que é aprendido converte-se em comportamento no trabalho,
tampouco em mudança e melhores resultados organizacionais. Estudos têm mostrado que
motivação para aprender e para transferir e suporte gerencial e social à aplicação de novas
aprendizagens no trabalho são preditores de transferência de treinamento para o trabalho. Por
isso, transferência de treinamento e motivação para transferir se tornaram temas relevantes
para pesquisa e para a gestão de recursos humanos. Dessa forma, este estudo tem como
objetivo avaliar a influência de percepções de Suporte Psicossocial à Transferência e Força
Motivacional sobre Impacto do Treinamento no Trabalho, a partir da avaliação de três
treinamentos corporativos. Para isso, participaram desta pesquisa 2.975 funcionários de uma
empresa pública federal que responderam a um questionário contendo quatro blocos: (1)
Motivação – Itens de Valor Instrumental e Expectância; (2) Autoavaliação de Impacto do
utilizadas, os testes t para amostras Treinamento no Trabalho; (3) Suporte Psicossocial à Transferência de Treinamento; e (4)
Questões sócio-demográficas. Os resultados das análises fatoriais exploratórias indicaram
evidências de validade para todas as escalas
independentes apontaram para uma diferença entre as médias dos treinamentos avaliados,
indicando que egressos dos treinamentos de gestão expressaram opiniões mais favoráveis
sobre o suporte psicossocial recebido, atribuíram maior valor ao treinamento, apresentaram
expectativas mais otimistas de que a suas participações no treinamento os fariam atingir os
resultados pessoais e profissionais almejados, bem como relataram maior impacto desse
treinamento no trabalho do que os egressos do treinamento em habilidades de manuseio de
um sistema de comunicação e tramitação de documentos administrativos. Os resultados das
regressões múltiplas para os treinamentos avaliados indicaram que Força Motivacional e
Suporte Psicossocial à Transferência são preditores de Impacto do Treinamento no Trabalho.
Foram encontradas evidências de que Suporte Psicossocial à Transferência é mediador parcial
das relações entre Força Motivacional e Impacto do Treinamento no Trabalho. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Motivação e suporte psicossocial à transferência como preditores de impacto de treinamentos no trabalho | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação corporativa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Treinamento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Suporte psicossocial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Motivação no trabalho | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2017.03.D.23537 | - |
dc.description.abstract1 | Training programs offer a variety of benefits for organizations. Yet, there is growing concern
regarding evaluating the effects of training on the performance of participants, including
organizational results, aiming to find evidence for the transfer of new learning to work and better
results for the organization. Despite high investments, what is learned does not always convert
to behavior at work, nor to changes or better results for the organization. Studies have shown
that motivation to learn and to transfer as well as managerial and social support for the
application of new learning at work are predictors of transfer of training to work. As such,
transfer of training and motivation to transfer have become relevant topics for research and for
human resources management. Consequently, this study aims to evaluate the influence of the
perceptions of psychosocial support for transfer and strength of motivation on the impact of
training on work through the evaluation of three corporate training events. In this study, 2,975
employees of a federal public office responded to a questionnaire that contained four blocks: (1)
Motivation – Instrumental Value and Expectations Items; (2) Self-evaluation of the Impact of the
Training on Work; (3) Psychosocial Support for the Transfer of Training; and (4)
Sociodemographic questions. The results of the exploratory factor analysis indicate evidence for
validity for all of the scales utilized; the t-tests for independent samples indicated a difference
between the training measures evaluated, indicating that participants in managerial training
sessions expressed more favorable opinions about the psychosocial support received,
attributed more value to the training, presented more optimistic expectations that their
participation in the training would help them to attain the personal and professional goals
desired, and also indicated more impact of this training on work than those participants who
were trained on the skills for the use of communications systems and transmission of
administrative documents. The results of multiple regression for the training sessions that were
evaluated indicated that the Strength of Motivation and Psychosocial Support for Transfer are
predictors of the Impact of Training on Work. Evidence to indicate that that Psychosocial
Support for Transfer is a partial mediator variable between Strength of Motivation and Impact of
Training on Work was also identified. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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