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2017_RafaelaMarcolinoEl-CorabMoreira.pdf4,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorAbbad, Gardênia da Silva-
dc.contributor.authorMoreira, Rafaela Marcolino El-Corab-
dc.date.accessioned2017-05-18T16:56:27Z-
dc.date.available2017-05-18T16:56:27Z-
dc.date.submitted2017-03-03-
dc.identifier.citationMOREIRA, Rafaela Marcolino El-Corab. Motivação e suporte psicossocial à transferência como preditores de impacto de treinamentos no trabalho. 2017. 216 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/23537-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2017.pt_BR
dc.description.abstractProgramas de treinamento proporcionam uma série de benefícios para as organizações. Há uma preocupação crescente em avaliar efeitos de treinamento no desempenho dos egressos, bem como nos resultados organizacionais, visando buscar evidências de transferências de novas aprendizagens no trabalho e melhores resultados organizacionais. Apesar dos altos investimentos, nem sempre o que é aprendido converte-se em comportamento no trabalho, tampouco em mudança e melhores resultados organizacionais. Estudos têm mostrado que motivação para aprender e para transferir e suporte gerencial e social à aplicação de novas aprendizagens no trabalho são preditores de transferência de treinamento para o trabalho. Por isso, transferência de treinamento e motivação para transferir se tornaram temas relevantes para pesquisa e para a gestão de recursos humanos. Dessa forma, este estudo tem como objetivo avaliar a influência de percepções de Suporte Psicossocial à Transferência e Força Motivacional sobre Impacto do Treinamento no Trabalho, a partir da avaliação de três treinamentos corporativos. Para isso, participaram desta pesquisa 2.975 funcionários de uma empresa pública federal que responderam a um questionário contendo quatro blocos: (1) Motivação – Itens de Valor Instrumental e Expectância; (2) Autoavaliação de Impacto do utilizadas, os testes t para amostras Treinamento no Trabalho; (3) Suporte Psicossocial à Transferência de Treinamento; e (4) Questões sócio-demográficas. Os resultados das análises fatoriais exploratórias indicaram evidências de validade para todas as escalas independentes apontaram para uma diferença entre as médias dos treinamentos avaliados, indicando que egressos dos treinamentos de gestão expressaram opiniões mais favoráveis sobre o suporte psicossocial recebido, atribuíram maior valor ao treinamento, apresentaram expectativas mais otimistas de que a suas participações no treinamento os fariam atingir os resultados pessoais e profissionais almejados, bem como relataram maior impacto desse treinamento no trabalho do que os egressos do treinamento em habilidades de manuseio de um sistema de comunicação e tramitação de documentos administrativos. Os resultados das regressões múltiplas para os treinamentos avaliados indicaram que Força Motivacional e Suporte Psicossocial à Transferência são preditores de Impacto do Treinamento no Trabalho. Foram encontradas evidências de que Suporte Psicossocial à Transferência é mediador parcial das relações entre Força Motivacional e Impacto do Treinamento no Trabalho.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMotivação e suporte psicossocial à transferência como preditores de impacto de treinamentos no trabalhopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação corporativapt_BR
dc.subject.keywordTreinamentopt_BR
dc.subject.keywordSuporte psicossocialpt_BR
dc.subject.keywordMotivação no trabalhopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2017.03.D.23537-
dc.description.abstract1Training programs offer a variety of benefits for organizations. Yet, there is growing concern regarding evaluating the effects of training on the performance of participants, including organizational results, aiming to find evidence for the transfer of new learning to work and better results for the organization. Despite high investments, what is learned does not always convert to behavior at work, nor to changes or better results for the organization. Studies have shown that motivation to learn and to transfer as well as managerial and social support for the application of new learning at work are predictors of transfer of training to work. As such, transfer of training and motivation to transfer have become relevant topics for research and for human resources management. Consequently, this study aims to evaluate the influence of the perceptions of psychosocial support for transfer and strength of motivation on the impact of training on work through the evaluation of three corporate training events. In this study, 2,975 employees of a federal public office responded to a questionnaire that contained four blocks: (1) Motivation – Instrumental Value and Expectations Items; (2) Self-evaluation of the Impact of the Training on Work; (3) Psychosocial Support for the Transfer of Training; and (4) Sociodemographic questions. The results of the exploratory factor analysis indicate evidence for validity for all of the scales utilized; the t-tests for independent samples indicated a difference between the training measures evaluated, indicating that participants in managerial training sessions expressed more favorable opinions about the psychosocial support received, attributed more value to the training, presented more optimistic expectations that their participation in the training would help them to attain the personal and professional goals desired, and also indicated more impact of this training on work than those participants who were trained on the skills for the use of communications systems and transmission of administrative documents. The results of multiple regression for the training sessions that were evaluated indicated that the Strength of Motivation and Psychosocial Support for Transfer are predictors of the Impact of Training on Work. Evidence to indicate that that Psychosocial Support for Transfer is a partial mediator variable between Strength of Motivation and Impact of Training on Work was also identified.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Psicologia (IP)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizaçõespt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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