Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Quirino, Betânia Ferraz | - |
dc.contributor.author | Brunale, Patrícia Portela de Medeiros | - |
dc.date.accessioned | 2017-05-17T14:25:55Z | - |
dc.date.available | 2017-05-17T14:25:55Z | - |
dc.date.submitted | 2017-02-23 | - |
dc.identifier.citation | BRUNALE, Patrícia Portela de Medeiros. Identificação molecular de micro-organismos cultiváveis contaminantes de Diesel A e Diesel B s500. 2017. iv, 94 f., il. Dissertação (Mestrado em Tecnologias Química e Biológica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/23521 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Química e Biológica, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Com a crescente demanda mundial de combustíveis e materiais oriundos do petróleo,
são necessárias alternativas sustentáveis a fim de minimizar o impacto ambiental. Assim
sendo, o biodiesel é uma alternativa para substituição do óleo de diesel fóssil. Biofilmes
microbianos são formados nas interfaces óleo/água em tanques de armazenamento contendo
a mistura de biodiesel e diesel, diminuindo a qualidade dos combustíveis, o que leva a perdas
econômicas e ambientais, pois a combustão não eficiente acarreta na perda de potencia do
veiculo e pode aumentar a emissão de gases do efeito estufa (BÜCKER et al., 2014). A
contaminação microbiana de combustível pode ocorrer em vários pontos do sistema de
distribuição deste, mas é particularmente evidente durante a armazenagem, especialmente se
há água livre no reservatório (BÜCKER et al., 2014). É fundamental conhecer os principais
contaminantes desses combustíveis para que sejam propostas medidas que possam aliviar
esse problema. Atualmente, o monitoramento da qualidade é feito apenas na usina e nos
postos de combustiveis. Portanto, a contaminação destes combustiveis pode ocorrer durante o
transporte e/ou armazenamento, que é um problema a ser estudado. Neste trabalho, amostras
de diesel S 500 foram obtidas em uma distribuidora e uma amostra de diesel S500 + B7 no
posto de gasolina. As amostras foram acondicionadas em frascos e transportadas para o
laboratório onde foram armazenadas em tanques de 10L para realização do estudo microbiano
em condições que mimetizam o armazenamento nos postos de combustiveis. Para a
determinação da dinâmica populacional das comunidades microbianas contaminantes por
técnicas dependentes de cultivo, as amostras armazenadas em tanque por diferentes tempos
foram filtradas e os microrganismos isolados pelo método de isolamento total de bactérias,
leveduras e fungos filamentosos. Após cultivo, os microrganismos foram purificados e
armazenados, formando um banco de microrganismos contaminantes dos combustíveis. A
identificação destes microrganismos foi realizada por abordagem polifásica, baseada na
sequencias de genes codificadores de RNA ribossomal (rDNA). Foram encontradas as
seguintes espécies prováveis de bactérias: Paenibacillus taichungensis (T), Lysinibacillus
macroides (T), Bacillus subtilis, Bacillus safensis, Bacillus toyonensis (T), Bacillus pumilus,
Bacillus cereus, Janibacter melonis (T), Bacillus anthracis (T), Bacillus amyloliquefaciens (T),
Bacillus tequilensis (T) e Bacillus licheniformis (T). E, foram encontrados os gêneros de fungos:
Paecilomyces, Byssochlamys e Aspergillus e as prováveis espécies de Aspergillus fumigatus e
tamarii. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Identificação molecular de micro-organismos cultiváveis contaminantes de Diesel A e Diesel B s500 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Biodiesel - qualidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Diesel | pt_BR |
dc.subject.keyword | Biodegradação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Contaminação microbiana | pt_BR |
dc.subject.keyword | Água | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2017.02.D.23521 | - |
dc.description.abstract1 | Given the growing world demand for fuels and materials derived from petroleum which
cause great environmental impact, renewable and more environmentaly friendly alternatives are
needed. Therefore, biodiesel is a substitute alternative for fossil diesel oil. Microbial biofilms are
formed at the oil / water interfaces in storage tanks containing the blend of biodiesel and diesel,
reducing fuel quality and increasing economic and environmental losses, because inefficient
combustion can causes loss of vehicle power and can increase greenhouse gas emissions
(BÜCKER et al., 2014). Microbial fuel contamination can occur at various points in the fuel
distribution system, but is particularly evident during storage, especially if there is free water in
the reservoir (BÜCKER et al., 2014). It is essential to identify the main microbial contaminants of
this biofuel so that effective measures can proposed to alleviate this problem. Currently, this
fuel quality is monitored only at the distributor plant and in the fuel stations. Therefore,
contamination of this fuel during transportation and storage is a problem that needs to be
studied. The S 500 Diesel samples were obtained from the distributor and the S500 + B7 diesel
samples were obtained at a gas station. The samples were transported to the lab in flasks, and
then stored in 10L tanks that mimicked storage conditions in the gas station to perform the
study of microbial contaminants. For the determination of the population dynamics of microbial
communities by culture-dependent techniques, the samples from fuel stored for different legths
of time were filtered and bacteria, yeasts and filamentous fungi were isolated. After culturing,
the microorganisms obtained were purified and stored, forming a bank of microbial
contaminants found in fuel. The identification of microoraganisms was performed using a
polyphasic approach, based on sequences for ribosomal RNA genes and biochemical. The
probable species of bacteria that were found: Paenibacillus taichungensis (T), Lysinibacillus
macroides (T), Bacillus subtilis, Bacillus safensis, Bacillus toyonensis (T), Bacillus pumilus,
Bacillus cereus, Janibacter melonis (T), Bacillus anthracis (T), Bacillus amyloliquefaciens (T),
Bacillus tequilensis (T) e Bacillus licheniformis (T). And, the probable genera of fungi that were
found: Paecilomyces, Byssochlamys e Aspergillus, and probables species are Aspergillus
fumigates e tamarii. | pt_BR |
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