http://repositorio.unb.br/handle/10482/23506
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2017_SilvileneSouzadaSilva.pdf | 1,37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Análise da implementação da política nacional de desenvolvimento de pessoal no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas |
Autor(es): | Silva, Silvilene Souza da |
Orientador(es): | Miranda, Luciana de Oliveira |
Assunto: | Política pública Burocracia Relações humanas |
Data de publicação: | 16-Mai-2017 |
Data de defesa: | 20-Fev-2017 |
Referência: | SILVA, Silvilene Souza da. Análise da implementação da política nacional de desenvolvimento de pessoal no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. 2017. 116 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | A presente pesquisa se propôs a apresentar uma análise sobre a influência da burocracia do nível de rua na implementação da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP) numa Instituição Federal de Ensino. O estudo foi pautado na perspectiva bottom-up e na análise foram utilizadas: a) a teoria da burocracia do nível de rua (street-level bureaucracy), no intuito de identificar os principais atores envolvidos e caracterizar sua influência (ação e interação) no sucesso ou fracasso da implementação; e b) lentes de análise das relações humanas, política, estrutural e sistêmica, propostas por Yanow (1990) e utilizada por Camões (2013) em sua pesquisa. A pesquisa realizada é descritiva, exploratória e de natureza qualitativa. A estratégia de investigação utilizada foi o estudo de casos múltiplos, uma vez que a análise foi realizada em dois campi do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas. Para o tratamento de dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Os resultados permitem concluir que: a) a discricionariedade e autonomia dos responsáveis pelo processo de implementação na instituição ficam limitadas a atender demandas pontuais encaminhadas pelos próprios destinatários da política e seus dirigentes de suas unidades ou da Reitoria, sem um acompanhamento, gerenciamento ou avaliação dessas ações; e b) a influência dos responsáveis pelo processo de implementação da PNDP tem sido tanto positiva quanto negativa. Positiva no sentido desses atores não fazerem restrições à participação dos servidores nas ações de capacitação; e negativa no sentido de não disseminarem e executarem as estratégias de implementação da PNDP previstas nos documentos regimentais da Instituição, ficando na dependência de ações pontuais de capacitação. |
Abstract: | This present research proposes to put forward an analysis about the influence of street level bureaucracy in the implementation of Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP), in a Federal Institution of Education. The study was guided in the bottom-up perspective and in the analysis were used: a) the theory of street-level bureaucracy (street-level bureaucracy), in order to identify the key stakeholders involved and characterize its influence (action and interaction) in the implementation’s success or failure; and b) analytical lenses of human relations, political, structural and systemic, proposed by Yanow (1990) and used by Camões (2013) on her research. The conducted research is descriptive, explanatory and qualitative nature. The investigation strategy used was the multiple case studies, once that the analysis was conducted in two campi of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas. For data processing, was used the content analysis technique. The results show that: a) the discretion and autonomy of those responsible for the implementation process in the institution are limited to assist punctual demands submitted by the policy receipts themselves and their managers of their units or rectory, without monitoring, management and evaluation of those actions; and b) the influence of those responsible by the implementation process of PNDP has been as much positive as negative. Positive in the sense these stakeholders do not make restrictions in the participation of the servants in the qualification actions; and negative in the sense they do not spread and implement the PNDP’s implementation strategies foreseen in the Institutional regimental documents, being dependents of punctual actions of qualifications. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade UnB Planaltina (FUP) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública,, 2017. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissional |
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DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2017.02.D.23506 |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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