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2017_ThomasLouisYvonPetit.pdf78,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorSantos, Gilberto Lacerda-
dc.contributor.authorPetit, Thomas Louis Yvon-
dc.date.accessioned2017-04-27T14:18:36Z-
dc.date.available2017-04-27T14:18:36Z-
dc.date.issued2017-04-27-
dc.date.submitted2017-03-10-
dc.identifier.citationPETIT, Thomas Louis Yvon. O smartphone e a educação pelas línguas-culturas: design e desenvolvimento do MapLango na perspectiva da aprendizagem nômade em rede. 2017. 314 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/23403-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2017.en
dc.description.abstractEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa em design e desenvolvimento cujo objetivo geral era entender os novos questionamentos educacionais provocados pelo uso do smartphone, bem como identificar elementos de resposta para contribuir para a elaboração de um novo paradigma. Dentro da problemática da exploração efetiva do smartphone na educação pelas línguasculturas, o primeiro objetivo específico propunha situar teoricamente o uso dessa tecnologia na educação. A esse respeito, sugeriu-se a aprendizagem nômade como nova linha de pesquisa e de prática, e criou-se um framework contextualizador baseado no nomadismo em rede. O segundo objetivo específico consistia em promover uma concordância entre as dimensões didática e tecnológica do uso do smartphone na educação pelas línguas- culturas. No âmbito de uma colaboração universitária reunindo estudantes e professores pesquisadores de três departamentos da Universidade de Brasília, criou-se o MapLango. O design deste aplicativo para a aprendizagem nômade de línguas promove a formação de comunidades solidárias e geolocalizadas de prática do francês, segundo princípios da teoria da inteligência coletiva, abordada sob o prisma do nomadismo em rede. Uma versão beta foi experimentada na mesma universidade, no contexto de um mini-curso de extensão. O design educacional elaborado integrou os princípios da aprendizagem nômade. Em seguida, avaliou-se tanto o design do MapLango quanto o design educacional do mini-curso, com uma análise de conteúdo de dois corpora: os dados gerados no aplicativo a partir das interações entre os participantes, e a roda de conversa que encerrou o mini-curso. Os resultados reforçaram a pertinência dos princípios da aprendizagem nômade destacados na tese: a consideração dos diversos ambientes do cotidiano dos aprendentes; a democratização e a liberdade dadas aos mesmos no design de suas experiências de aprendizagem; a intercomunicação e a colaboração em comunidade. Na educação pelas línguas-culturas, um aplicativo tal como o MapLango permite redefinir a imersão linguística em contexto exolíngue, aprimorando a prática de línguas em atividades autênticas valorizando o compartilhamento de saberes de vida ligados a culturas locais. Isso implica, entretanto, uma certa visão de tecnologia, de língua, de educação e de mediação. A exploração efetiva do smartphone permite encarar os desafios da educação do século XXI, tornando os aprendentes codesigners do processo educacional.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleO smartphone e a educação pelas línguas-culturas : design e desenvolvimento do MapLango na perspectiva da aprendizagem nômade em redeen
dc.typeTeseen
dc.subject.keywordAprendizagemen
dc.subject.keywordInteligência coletivaen
dc.subject.keywordDesignen
dc.subject.keywordCiberespaço - administraçãoen
dc.subject.keywordInterlíngua (Aprendizagem de línguas)en
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2017.03.T.23403-
dc.description.abstract3Ce travail présente les résultats d’une recherche en design et développement dont l’objectif général était de comprendre les nouveaux questionnements éducationnels provoqués par l’utilisation du smartphone, ainsi que d’identifier des éléments de réponse pour contribuer à l’élaboration d’un nouveau paradigme. Dans la problématique de l’exploitation effective du smartphone en éducation par les langues-cultures, le premier objectif spécifique proposait de situer théoriquement l’utilisation de cette technologie en sciences de l’éducation. À cet égard, l’apprentissage nomade a été suggéré comme ligne de recherche et de pratique, et un framework contextuel basé sur le nomadisme en réseau a été créé. Le second objectif consistait à promouvoir une concordance entre les dimensions didactique et technologique de l’utilisation du smartphone en éducation par les langues-cultures. Dans le cadre d’une collaboration universitaire réunissant des étudiants et des enseignants-chercheurs de trois départements de l’Université de Brasília, MapLango, application pour l’apprentissage nomade des langues, a été créée. Son design promeut la formation de communautés solidaires et géolocalisées de pratique du français, selon des principes de l’intelligence collective, abordée sous l’angle du nomadisme en réseau. Une version bêta de l’application a été expérimentée dans la même université, dans un mini-cours d’extension. L’ingénierie pédagogique mise en place a intégré les principes de l’apprentissage nomade. Ensuite, le design de MapLango et le mini-cours ont été évalués avec l’analyse de contenu de deux corpora : les données produites dans l’application à partir des interactions entre les participants, et la réflexion collective qui a clôturé le mini-cours. Les résultats ont renforcé la pertinence des principes de l’apprentissage nomade mis en évidence dans la thèse, à savoir : la considération des divers environnements du quotidien des apprenants; la démocratisation et la liberté qui leur sont données pour le design de leurs expériences d’apprentissage; l’intercommunication et la collaboration en communauté. En éducation par les langues-cultures, une application telle que MapLango permet de redéfinir l’immersion linguistique en contexte exolingue, en renforçant la pratique des langues dans des activités authentiques qui valorisent le partage de savoirs de vie liés aux cultures locales. Ceci implique toutefois une certaine vision de technologie, de langue, d’éducation et de médiation. L’exploitation effective du smartphone permet de faire face aux défis de l’éducation du XXIème siècle, en donnant aux apprenants le rôle de codesigners du processus éducationnel.en
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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