http://repositorio.unb.br/handle/10482/23391
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_InternetMidiasSociais.pdf | 87,6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Internet, mídias sociais e as unidades de informação : foco no ensino-aprendizagem |
Outros títulos: | Internet, social media and the units of information : focus on teaching and learning |
Autor(es): | Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias |
Assunto: | Mídia social Cognição Letramento informacional Bibliotecas Internet |
Data de publicação: | 2016 |
Editora: | the PostGraduate Program in Information Science - UNESP / Marilia |
Referência: | GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Internet, mídias sociais e as unidades de informação: foco no ensino-aprendizagem. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, v. 10, n. 2, p. 14-20, 2016. Disponível em: <http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/bjis/article/view/5929/4139>. Acesso em: 25 abr. 2017. |
Resumo: | Este artigo discute a importância de compreender melhor os efeitos adversos das mídias sociais e do uso da internet na cognição e saúde humana a partir da ideia de que as tecnologias transcendem a relação sujeito-objeto e modificam a estrutura de conhecimento. Identifica o uso das mídias sociais nas unidades de informação, as quais são usadas predominantemente para promoção dos serviços e produtos, e ainda pouco usada para o ensino-aprendizagem, em especial para o letramento informacional. Conclui argumentando sobre a importância do papel proativo dos bibliotecários no processo formativo dos usuários para o letramento informacional, o que inclui saber usar efetivamente e de maneira crítica as mídias sociais. |
Abstract: | This article discusses the importance of understanding the adverse effects of social media and Internet use on cognition and human health. It originates from the idea that technologies transcend the subject-object relation-ship and modify the structure of knowledge. It also iden-tifies the use of social media in libraries, which are used predominantly for pro-motion of services and products, and still less used for teaching and learning, especially for the information literacy. It concludes by arguing about the importance of proactive role of librarians in the formative process of the users to the information lit-eracy, which includes knowing how to use effectively and critically social media. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) |
Licença: | Brazilian Journal of Information Science: Research Trends - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License(Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0)). Fonte: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/bjis/article/view/5929/4139. Acesso em: 25 abr. 2017. |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.