Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/23350
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_JeffersonMaiadaCosta_PRODUTO.pdfProduto1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2015_JeffersonMaiadaCosta.pdfDissertação1,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVerdeaux, Maria de Fátima da Silva-
dc.contributor.authorCosta, Jefferson Maia da-
dc.date.accessioned2017-04-24T13:04:17Z-
dc.date.available2017-04-24T13:04:17Z-
dc.date.issued2017-04-24-
dc.date.submitted2015-12-15-
dc.identifier.citationCOSTA, Jefferson Maia da. Proposta de uma metodologia para abordagem da conservação do momento angular no ensino médio. 2015. xii, 100 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/23350-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2015.en
dc.description.abstractNeste trabalho, apresento uma investigação acerca das abordagens didático-pedagógicas do conteúdo da Conservação do Momento Angular contido nos livros didáticos circunscritos ao Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2015, bem como discuto os artigos de periódicos científicos da área de educação e do ensino da física relacionados ao tema. Consciente de que tal conteúdo é pouco ou nada abordado na maioria dos livros didáticos do ensino médio, encaminho uma proposta de ensino que tem como objetivo minimizar o hiato existente entre o tema em discussão e outros tantos costumeiramente integrados ao currículo do ensino médio. A partir dos resultados de entrevistas realizadas com professores da escola pública, que analisaram e avaliaram a proposta didática, encerro destacando as contribuições do produto gerado e refletindo sobre as adequações a serem realizadas junto à proposta, em face aos aspectos estruturantes do contexto do componente curricular de física na educação básica pública e demais perspectivas.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleProposta de uma metodologia para abordagem da conservação do momento angular no ensino médioen
dc.title.alternativeA proposal for a methodology of the conservation of angular momentum approach in high schoolen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordLivros didáticos - avaliação educacionalen
dc.subject.keywordPlano Nacional do Livro Didático (PNLD)en
dc.subject.keywordFísica - estudo e ensinoen
dc.subject.keywordEnsino médioen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2015.12.D.23350-
dc.description.abstract1In this paper, we present an investigation about the didactic and pedagogical approaches of the Angular Momentum Conservation contained in textbooks circumscribed to the Plano Nacional do Livro Didático (PNLD 2015) and discuss the scientific journal articles in the field of education and physics education related to the topic. Aware that such content is little or nothing addressed in most teaching high school books, I forward a proposal for a school that aims to minimize the gap between the topic under consideration and many others routinely integrated into the high school curriculum. Based on the results of interviews with teachers of public schools, which analyzed and evaluated the didactic proposal, I close highlighting the contributions of the generated product and reflecting on the adjustments to be carried out by the proposal, given the structural aspects of the curricular component of context of physics at basic public education and other prospects.en
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.