Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/23099
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_ AndreiadeSousaArruda.pdf3,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Programa Mais Educação : a implementação da educação integral no CEF 01 da Candangolândia - Distrito Federal
Autor(es): Arruda, Andréia de Sousa
Orientador(es): Gomes, Luciana de Oliveira Miranda
Assunto: Programa Mais Educação (Brasil)
Educação integral - Distrito Federal (Brasil)
Educação integral
Data de publicação: 28-Mar-2017
Referência: ARRUDA, Andréia de Sousa. Programa Mais Educação: a implementação da educação integral no CEF 01 da Candangolândia - Distrito Federal. 2017. 119 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública)–Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo analisar como se deu a implementação da educação integral no Centro de Ensino Fundamental 01 (CEF 01) da Candangolândia, Distrito Federal, no âmbito do Programa Mais Educação, que normatizou a educação integral nacionalmente, em 2007. Investigar os meios instituídos pelo Governo Federal para fomentar a educação integral é importante porque a meta 6 do atual Plano Nacional de Educação (vigência 2014/2024) estabeleceu como meta específica a ampliação da oferta de educação em tempo integral para, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos alunos da Educação Básica. Para a consecução da pesquisa, foi realizado um estudo de caso único, de caráter exploratório, em uma abordagem qualitativa, selecionando-se o CEF 01 por ter sido o primeiro Centro de Referência de Educação Integral do Distrito Federal e por ter sido investigado quando de um mapeamento encomendado pelo Ministério da Educação sobre as experiências de jornada ampliada no Brasil, no ano de 2009. Optou-se por replicar a metodologia utilizada quando da construção desse mapeamento. Assim, além da opção pelo estudo de caso envolvendo trabalho de campo, a coleta de dados considerou os cinco eixos de categorias de análise utilizados: tempo, espaço, atividades, sujeitos e gestão, adicionando a categoria desafios. O processo de coleta de dados apoiou-se em pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. Neste trabalho, os dados coletados foram analisados a fim de se verificar em que medida o Programa Mais Educação foi exequível, partindo do confronto entre o que foi preconizado pelo Programa (teoria) e o que fora implementado pelo CEF 01 (prática). Em 2015, a escola interrompeu o oferecimento da educação integral em virtude de dificuldades em sua implementação, relacionadas à falta de infraestrutura, de alimentação adequada para os alunos, de recursos financeiros e humanos, e outros. Como resultados, obteve-se que o Programa seria exequível na medida em que o Governo criasse as condições necessárias para efetivá-lo. Do contrário, os desafios apresentados impediriam que a educação integral fosse implementada com sucesso. No decorrer da pesquisa, o Programa Mais Educação foi substituído pelo Programa Novo Mais Educação, cuja criação se deu em 10 de outubro de 2016. Uma das propostas para estudos futuros é, então, investigar como o Governo Federal pode fomentar a educação integral de forma efetiva, a partir de políticas públicas educacionais, uma vez que a educação integral já faz parte da realidade brasileira.
Abstract: This dissertation aims to analyze the implementation of integral education at the Center for Elementary Education 01 (CEF 01) of Candangolândia, Federal District, utilizing the More Education Program, which normalized integral education in 2007. Investigating how the Federal Government attempted to promote integral education is important because the 6 goals of the current National Education Plan (2014/2024) establishes as a specific goal the expansion of the provision of full-time education for at least 50% of public schools, to serve at least 25% of basic education students. In order to conduct this research, a unique, qualitative, exploratory case study was utilized. CEF 01 was selected because it was the first reference center for integral education at Federal District and because it had been previously investigated when a mapping was completed by the Education Ministry about the experiences of integral education in Brazil in 2009. It was decided to replicate the methodology used in the construction of this mapping. Thus, in addition to the option for the case study involving field work, the data collection considered the five axes of categories of analysis used in the previous mapping: time, space, activities, subjects and management; a challenges category was also added. The data collection process was based on bibliographic research, documentary research and semi-structured interviews. In this work, the data collected were analyzed to verify to what extent the More Education Program was feasible, based on the comparison between what was advocated by the More Education Program (theory) and what was implemented by CEF 01 (practice). In 2015, the school interrupted its integral education offering due to difficulties in implementation related to lack of infrastructure, adequate food for students, financial and human resources, and others. Thus, it was found that the Program would be feasible only to the extent that the Government created the necessary conditions to effect it. Otherwise, the challenges presented would prevent full education from being successfully implemented. In the course of the research, the More Education Program was replaced by the New More Education Program, which was created on October 10th , 2016. One of the proposals for future research is to investigate how the Federal Government can foster integral education in an effective way, based on public educational policies, since integral education is already part of the Brazilian reality.
Unidade Acadêmica: Faculdade UnB Planaltina (FUP)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)–Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2017.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2017.02.D.23099
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.