Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/22966
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_LucasdeCamposRamos.pdf3,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: O violão de 6 cordas e as habilidades de acompanhamento no choro
Autor(es): Ramos, Lucas de Campos
Orientador(es): Azevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de
Assunto: Violão - métodos
Choro - música
Performance (Arte)
Data de publicação: 21-Mar-2017
Referência: RAMOS, Lucas de Campos. O violão de 6 cordas e as habilidades de acompanhamento no Choro. 2016. 175 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O Choro foi, e continua sendo, um estilo receptor de inúmeras influências musicais. A performance do Violão de 6 cordas (V6) no Choro, como instrumento de acompanhamento, segue essa “vocação para hibridismos” e apresenta características e especificidades que a diferenciam da performance do instrumento em outros gêneros musicais. Esta prática estimulou o desenvolvimento desta pesquisa que objetivou investigar as principais habilidades musicais do V6 enquanto instrumento acompanhador no Choro. Para realizar tal investigação, foi importante identificar quais são as principais habilidades relacionadas a essa performance e descrever essas habilidades, que estão diretamente relacionadas ao diálogo entre o V6 e o Violão de 7 Cordas (V7). O material utilizado como referência para as transcrições e análises está majoritariamente situado entre gravações do grupo Época de Ouro e os dias atuais. A dissertação se fundamenta em quatro principais fontes de dados: pesquisa documental relacionada com o contexto histórico do Choro e do Violão no Choro (BECKER, 1996; LIVINGSTON-ISENHOUR & GARCIA, 2005; ARAGÃO, 2012/2014), pesquisa relacionada aos conceitos de competência e de habilidades musicais (PERRENOUD, 2000; SANTOS, 2007), pesquisa em material diretamente relacionado às transcrições de Violão no Choro com a análise de partituras musicais de referência (BECKER,1996/2013; BRAGA, 2002; PELLEGRINI, 2005; BITTAR, 2011) e entrevistas realizadas com importantes violonistas de 6 cordas. A metodologia utilizada propiciou identificar nas peças musicais transcritas as habilidades do V6 que foram apontadas nas entrevistas. Os resultados evidenciam a recorrência de determinadas práticas e este trabalho sistematiza algumas delas como as habilidades relacionadas com a Harmonia, as Levadas, as Inversões e as Baixarias. Elas são intimamente integradas e complementares, mas apresentam particularidades que exigem atenção, intuição e interação com os outros instrumentos, evocando um importante senso de música coletiva. O presente trabalho, naturalmente, não esgota o mapeamento das habilidades musicais do V6, mas pode auxiliar pesquisas e trabalhos, teóricos e práticos, no futuro.
Abstract: Choro was, and still is, a recipient style of many different musical influences. The six-string guitar performance (V6) in Choro as an accompanying instrument follows this “hybridism skill” and bears features and peculiarities that differentiate it from this instrument’s performance in other musical genres. This practice encouraged the development of this research which aimed at investigating the main musical skills of the V6 as an accompanying instrument in Choro. It was important to identify the main skills related to the dialog between the V6 and the seven-string guitar (V7), in order to accomplish this investigation. The reference materials used for the transcriptions and analysis are mainly those of Época de Ouro group recordings and those of the current days. This Master’s Thesis is based on four main data sources: documental research related to the historical context of Choro and of Guitar in Choro (BECKER, 1996; LIVINGSTON-ISENHOUR & GARCIA, 2005; ARAGÃO, 2012/2014), a research related to the concepts of competence and musical skills (PERRENOUD, 2000; SANTOS, 2007), a direct research on transcriptions of Guitar in Choro with the analysis of reference sheet music (BECKER,1996/2013; BRAGA, 2002; PELLEGRINI, 2005; BITTAR, 2011) as well as interviews of important six-string guitar players. The methodology used in this work enabled the identification of the V6 skills in musical transcriptions, as indicated in the interviews. The results show the recurrence of certain practices and this work systematizes some of them as skills that are related to the harmony, rhythm, inversions, and bass lines. They are closely linked and complementary, but present specificities that require attention, intuition and interaction with other instruments, features that evoke an important sense of collective music. This work doesn’t identify the skills of the V6 in their entirety, but it can help research and other works, theorical or practical, in the future.
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Informações adicionais: Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Mestrado Profissional em Artes, Brasília, 2016.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2016.08.D.22966
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.