Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Castro, Rita de Cássia de Almeida | - |
dc.contributor.author | Dias, João Paulo Porto | - |
dc.date.accessioned | 2017-03-06T22:27:44Z | - |
dc.date.available | 2017-03-06T22:27:44Z | - |
dc.date.issued | 2017-03-06 | - |
dc.date.submitted | 2016-09-26 | - |
dc.identifier.citation | DIAS, João Paulo Porto. Laborator no nutra: o laboratório expandido como espaço de trabalho do ator. 2016. 180 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016. | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/22812 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-graduação em Arte, 2016. | en |
dc.description.abstract | Esta pesquisa trata-se da análise e do estudo do espaço do laboratório como lugar de aprendizado, atuação e investigação do ator e sua pedagogia. Para isso, tem como base o percurso do Núcleo de Trabalho do Ator – NUTRA de 2006 a 2016, o qual se iniciou na Universidade de Brasilia. Revisitar o conceito de Teatro Laboratório abre uma dimensão expandida sobre a compreensão da prática de grupos e atores que priorizam em seu fazer teatral um caminho de investigação e formação. Espaços como os estúdios de Stanislavski, o Vieux Colombier de Jacques Copeau, o ateliê de Étienne Decroux, os grupos Teatro laboratório de Jesrzy Grotowski, o Odin Teatret de Eugenio Barba, a Ponte dos Ventos de Iben Nagel Rasmussen, o Lume Tearo de Luís Otávio Burnier no Brasil e o grupo de pesquisa em dança do ator Patuanú, coordenado pelo ator Carlos Simioni. Estes espaços formam um rede pedagógica de saberes práticos que são referências para a reflexão no diálogo estabelecido neste texto, juntamente com registros feitos em diário de bordo, frutos de minhas investigações e aprendizados práticos dentro do Nutra e com mestres. Refletir sobre um caminho de aprendizado por via da prática e sua tentativa de sistematização, tanto prática quanto escrita, é um dos desafios encontrados neste percurso, bem como elencar princípios e procedimentos desta trajetória que se fizeram importantes para o desenvolvimento pedagógico do grupo, e ainda o como o Nutra compreende sua prática de estudar o ofício do ator. | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | Laborator no nutra : o laboratório expandido como espaço de trabalho do ator | en |
dc.type | Dissertação | en |
dc.subject.keyword | Teatro escolar | en |
dc.subject.keyword | Atores - treinamento | en |
dc.subject.keyword | Teatro | en |
dc.subject.keyword | Arte - estudo e ensino | en |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2016.09.D.22812 | - |
dc.description.abstract1 | This research deals with the analysis and study of the space of the laboratory as a place of learning, performance and research of the actor and its pedagogy. For this, it is based on the route of the Núcleo de Trabalho do Ator – NUTRA from 2006 to 2016, that was started at the Universidade de Brasilia. To revisit the concept of Theatre Laboratory opens an expanded dimension to the understanding of the practice of groups and actors that give priority, in their theatrical creative process, to the path for research and training. Spaces as Stanislavski’s studios, the Jacques Copeau’s Vieux Colombier, the Étienne Decroux’s studio, the groups Theater laboratory by Jesrzy Grotowski, Eugenio Barba’s Odin Teatret, Ponte dos Ventos by Iben Nagel Rasmussen Winds, the Lume Teatro by Luis Otavio Burnier in Brazil, and the group of research in actor dance Patuanú, coordinated by the actor Carlos Simioni. These spaces form a pedagogical network of practical knowledge that are references for reflection in dialogue established in this text, along with records made in the logbook, fruits of my investigations and practical learning within the Nutra and with teachers. To reflect about a learning path through the practice and its attempt to systematize, both practical and written, is one of the challenges encountered in this route, as well as to list principles and procedures in this trajectory that became important for the educational development of the group, and the way Nutra understands its practice to study the craft of the actor. | en |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|