http://repositorio.unb.br/handle/10482/22711
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_LuisFernandoHermidaCadena.pdf | 184,79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Paisagens sonoras interativas : redescobrindo a Rodoviária Metropolitana de Brasília |
Autor(es): | Cadena, Luis Fernando Hermida |
Orientador(es): | Santos, Fátima Aparecida dos |
Assunto: | Cidades e vilas - Brasília (DF) Rodoviária Metropolitana de Brasília Affordance Arte interativa |
Data de publicação: | 22-Fev-2017 |
Data de defesa: | 22-Jan-2016 |
Referência: | CADENA, Luis Fernando Hermida. Paisagens sonoras interativas: redescobrindo a Rodoviária Metropolitana de Brasília. 2015. 94 f. il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é desenvolver propostas artísticas que nasçam da reflexão e da problematização das disponibilidades ambientais urbanas acessíveis ao homem. Serão observados os processos de captura de informação, bem como a oferta à contemplação ofertados pelo ambiente. O local escolhido para o estudo foi a Rodoviária Metropolitana de Brasília. O referencial teórico e o campo conceitual envolvem a compreensão do Affordance de James Gibson, o Umwelt de Jacob Von Uexküll, o aberto e o tédio profundo proposto pelo Giorgio Agamben, a atitude blasé do homem urbano de George Simmel, o conceito de cidade de Henry Lefebvre, e o cotidiano de Guy Debord, permitindo-nos levantar algumas questões para o leitor e conceber o que é nomeado de Affordance e o Umwelt urbano. Baseados nessas leituras e relacionando-as com as teorias de paisagens sonoras, de Murray Schafer, e com as categorias da linguagem sonora, proposta por Lúcia Santaella, ampliam-se os conceitos dos Affordance e Umwelt para a linguagem sonora, iniciando o que se pode considerar como uma espécie de affordance e Umwelt sonoro urbano. A experimentação artística e o desenvolvimento das obras começam com a observação e com a leitura da Rodoviária de Brasília a partir de visitas e gravações, procurando detectar o que oferece o cotidiano e o que está embaixo das múltiplas capas sonoras que conformam estas paisagens sonoras. Nesse sentido, apresentam-se três instalações artísticas que trazem algumas das perguntas levantadas ao longo desta dissertação, oferecendo também ao interator a possibilidade de re-descobrir a Rodoviária de Brasília e de mergulhar nas suas capas sonoras a partir da emergência de metáforas sonoras e de capas de informação esquecida, mascarada ou ignorada. |
Abstract: | The aim of this work is to reflect and discuss, through the development of an artistic proposal, regarding the offer of the urban environment, the conscious or unconscious choice of information and other attitudes that presents the human in urban environments, being our object of study the Brasilia metropolitan Bus station. The theoretical reflection is made from the approach of Affordance theories of James Gibson, the Umwelt of Jacob Von Uexküll, the open and the profound boredom proposed by Giorgio Agamben, the blasé attitude of the urban man by George Simmel, the concept of the city of Henry Lefebvre and the everyday life of Guy Debord, allowing us to raise some questions for the reader and design what we're naming of Affordance and urban Umwelt. Based on these readings and relating them to the theories of soundscapes of Murray Schafer, beside the categories of sound language proposed by Lucia Santaella, we expanded the concepts of Affordance and Umwelt to the sound language, initiating what can be considered as a kind of affordance and urban sonorous Umwelt. The artistic experimentation and development of the artworks begins with the observation and reading of Brasilia's Bus station from tours and recordings, trying to detect which offers the everyday life and what is beneath the multiple sound layers that make these soundscapes. In this sense, in this document we present three art installations bringing some of the questions raised throughout this dissertation, also offering to the interactor the possibility of re-discovering Brasilia's the Bus station and dive into its sound layers from the emergence of sound metaphors and information layers forgotten, masked or ignored. |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2015. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2016.01.D.22711 |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.