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2007_JoaoSilveiraBelemJunior.pdf1,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorFonseca, Adelaida Pallavicini-
dc.contributor.authorBelém Júnior, João Silveira-
dc.date.accessioned2009-11-24T14:11:05Z-
dc.date.available2009-11-24T14:11:05Z-
dc.date.issued2009-11-24-
dc.date.submitted2007-
dc.identifier.citationBELÉM JÚNIOR, João Silveira. Proposta metodológica para avaliação do nível de serviço das empresas de transporte rodoviário de cargas. 2007. 109 f. Dissertação (Mestrado em Transportes Urbanos)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/2270-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2007.en
dc.description.abstractCom intuito de permanecerem em um mercado tão competitivo e desleal, Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas - ETC vem adotando práticas que comprometem tanto o setor quanto a economia do país, tais como: fixação de preços dos fretes abaixo dos preços de mercado; excesso de peso nos veículos; sonegação de impostos; ineficiência no gerenciamento das frotas; falta de treinamento de pessoal; descumprimentos de leis ambientais; dentre outros que afetam diretamente o nível de serviço deste setor. O objetivo deste trabalho foi propor uma metodologia para avaliar o nível de serviço sob a visão do usuário do sistema de transporte rodoviário de cargas com intuito de subsidiar a tomada de decisão de todos os agentes envolvidos (empresários, governo, usuário e sociedade). Com conceitos de Christopher (1997) e Lima (2001), foram desenvolvidos indicadores de nível de serviço através de variáveis adaptadas de outros modelos utilizados no Transporte Rodoviário de Passageiros e Transporte Ferroviário de Carga. A metodologia foi testada através de um estudo de caso na cidade de Anápolis-GO com a aplicação de 200 questionários em empresas que utilizam o transporte rodoviário de cargas, onde foi possível delinear o perfil socioeconômico destas empresas. A pesquisa apresentou também a percepção dos usuários quanto à importância e satisfação dos 20 itens de nível de serviço pesquisados. O resultado mostrou que as empresas pesquisadas se importam principalmente pelas variáveis ligadas à “Confiabilidade” e que variáveis como “Planos emergenciais para possíveis riscos ambientais” e “Participação em programas sociais” estão elencadas como menos importantes. Quanto à satisfação dos serviços oferecidos, os usuários se mostraram satisfeitos com o indicador “Confiabilidade” e que o indicador “Preço” e “Segurança” são itens que necessitam ser melhorados pelas ETC. ____________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractWith intention of they stay at such a competitive and disloyal market, Companies of Railway Transport of Cargo it is adopting practices that commit so much the section as the economy of the country, such as: fixation of prices of the freights below the market prices; weight excess in the vehicles; defraudment of taxes; inefficiency in the administration of the fleets; training lack of personal; noncompliances of environmental laws; among others that affect the level of service of this section directly. The objective of this work was to propose a methodology to evaluate the service level under the user's of the system of railway transport of cargo vision with intention of subsidizing the electric outlet of all the involved agents' decision (entrepreneurs, government, user and society). With concepts of Christopher (1997) and Lima (2001), indicators of service level were developed through adapted variables of other models used in the Railway Transport of Passengers and Rail Transport of cargo. The methodology was tested through a case study in the city of Anápolis-GO with the application of 200 questionnaires in companies that use the railway transport of cargo, where it was possible to delineate the profile economics and social of these companies. The research also presented the users' perception with relationship to the importance and satisfaction of the 20 items of service level researched. The result showed that the researched companies if they matter mainly for the linked variables to the " Reliability " and that varied as " Plans emergenciais for possible environmental " risks and " Participation in social " programs they are discriminated as less important. With relationship to the satisfaction of the offered services, the users were shown satisfied with the indicator " Reliability " and that the indicator " Price " and " Safety " are items that need to be improved by the Companies of Railway Transport of Cargo.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleProposta metodológica para avaliação do nível de serviço das empresas de transporte rodoviário de cargasen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordTransporte rodoviário de carga - empresasen
dc.subject.keywordTransporte rodoviário de carga - avaliaçãoen
dc.location.countryBRAen
dc.description.unidadeFaculdade de Tecnologia (FT)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Transportespt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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