http://repositorio.unb.br/handle/10482/22700
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_AndreAlexdeJesusSilva.pdf | 3,39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Aplicativo para smartfones : ficha resumo sobre magnetismo para os alunos do 3° ano do EJA |
Outros títulos: | Applications for smartphones : summary set about magnetism for the 3rd year students of EJA |
Autor(es): | Silva, André Alex de Jesus |
Orientador(es): | Beaklini Filho, José Felippe |
Assunto: | Tecnologia da informação e da comunicação Tecnologia em educação Sistemas de informação Smartphone |
Data de publicação: | 21-Fev-2017 |
Data de defesa: | 16-Dez-2015 |
Referência: | SILVA, André Alex de Jesus. Aplicativo para smartfones: ficha resumo sobre magnetismo para os alunos do 3° ano do EJA. 2015. xiv, 83 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | A pesquisa descrita nesta dissertação apresenta estudos relacionados ao uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), em especial o celular da categoria smartfones. Com o desenvolvimento e o avanço da tecnologia de hardware e software na indústria telefônica, a comunicação entre as pessoas ficou mais rápida e eficiente, o que facilita cada vez mais a compreensão de alunos e de professores. A geração atual de educandos está inserida na evolução tecnológica dos smartfones, aparelhos que ganharam projeção mundial. Tendo isso em vista, este projeto tem como objetivo relacionar o uso dos aplicativos para smartfones e tabletes ao processo de ensino e aprendizagem, como o Método Keller, que trata de uma adaptação do ensino aos ritmos individuais de aprendizagem de cada aluno com o objetivo de alcançar o máximo em seus resultados. Neste caso, será necessária uma pequena adaptação para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Observamos que o uso de celular é desencorajado e, muitas vezes, contraindicado em sala de aula pelo educador. Existem leis específicas proibindo a utilização de celulares em sala de aula em alguns/vários Estados brasileiros. No intuito de desenvolver um estudo sobre a utilização de novos aplicativos na área de Ensino de Física, desenvolvemos um aplicativo específico, contendo um resumo teórico, fórmulas básicas sobre magnetismo e propostas de aplicação destas fórmulas. O aplicativo foi especialmente desenvolvido para alunos das turmas de 3º ano da EJA (Educação de Jovens e Adultos), objetivando verificar as vantagens e as desvantagens do uso dessa metodologia no ambiente ensino-aprendizagem. Importante ressaltar que não existem aplicativos com essa finalidade no mercado nacional, desde a última pesquisa feita em janeiro de 2015. |
Abstract: | The project described in this dissertation presents studies related to the usage of Information and Communication Technologies (ICTs), specially the smartphones. With the development and improvement of the hardware technologies in the telephone industry, the communication between people became faster and more efficient, which also makes the communication between students and teachers easier. The current generation of students is inserted in the technological evolution of these smartphones devices that won the world. The project aims to connect the use of smartphones and tablets applications to aid the teaching and learning process as the Keller’s Method that makes an analysis of the solutions of problems of the physics education for the youth and adult education (EJA). It is important to notice that the usage of cellphones is greatly feared and restrained by the educator into the classroom, even existing specific laws forbidding their use in some Brazilian states. In order to develop a study about the use of new applications in the Physics Education area, an specific application was developed with theory summary, use of basic formulas on magnetism theory for third year students of, aiming to verify the advantages/ and the disadvantages of this method. It is important to point out that there are no applications like this in the national market. |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2015. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2015.12.D.22700 |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.