http://repositorio.unb.br/handle/10482/22632
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_MargaridaHelenaCamurçaMartins.pdf | 10,81 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Narrativa visual dos alunos da Educação de Jovens e Adultos na perspectiva da cultura visual |
Autor(es): | Martins, Margarida Helena Camurça |
Orientador(es): | Gatti, Thérèse Hofmann |
Assunto: | Arte narrativa Educação de jovens e adultos Cultura visual |
Data de publicação: | 16-Fev-2017 |
Data de defesa: | 12-Dez-2016 |
Referência: | MARTINS, Margarida Helena Camurça. Narrativa visual dos alunos da Educação de Jovens e Adultos na perspectiva da cultura visual. 2016. xix, 223 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | A dissertação consiste numa reflexão acerca das narrativas visuais produzidas pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos da rede pública do Distrito Federal sobre o espaço urbano na perspectiva da cultura visual. A pesquisa foi realizada em duas Regiões Administrativas: Planaltina e Ceilândia com o intuito de apreender as representações visuais dos alunos e refletir sobre como as visualidades presentes no cotidiano afetam a leitura do mundo e como essa leitura é influenciada pela experiência de vida do aluno. O trabalho foi desenvolvido em dois Centros Educacionais da rede pública que ofertam a Educação de Jovens e Adultos, entre os meses de setembro a dezembro de 2015. A dissertação se caracteriza pela abordagem qualitativa, utilizando como instrumentos metodológicos um questionário, para identificar o perfil dos alunos e um portfólio individual para organização das narrativas visuais integrado a uma dinâmica da árvore, formulário com indicações dos sonhos e perspectivas futuras. A apreensão das narrativas ocorreu em três momentos: “Lugares de lembrar a infância”; “Lugares de lembrar a cidade e sua inserção” e “Lugares de sonhar: perspectivas futuras”. As produções resultaram na organização de portfólios individuais, com as narrativas visuais dos alunos com suas reminiscências da infância, perpassando a visão contemporânea da cidade e finalizando com a projeção futura. O estudo teve como referência as teorias desenvolvidas pela cultura visual, fundamentada na percepção de que as imagens contam histórias e carregam significados que são culturalmente construídos e que influenciam o nosso modo de ver e narrar o mundo. |
Abstract: | The dissertation consists of a reflection about the visual narrative produced by the pupils of the Basic Education and Youth and Adults Education of the public education of Distrito Federal. The research was conducted in two administrative regions: Planaltina and Ceilândia in order to grasp the visual representations of the students and reflect on how the visual arts in the daily routine affect the insight of the world and how this insight is influenced by the student’s life experience. The study was conducted in two public educational centers that offers Youth and Adult Education, between the months of September to December in 2015. The research is characterized by a qualitative approach, using a questionnaire consisting of thirty-seven questions as methodological tool to identify the student’s profile and an individual portfolio to organize the visual narratives within a dynamic tree, and a form indicating dreams and future perspectives. The narratives seizure happened in three stages: "Places to remember childhood"; "Places to remember the city and its insertion" and "Places to dream: the way future perspective". The productions resulted in the organization of individual portfolios with the students’ visual narratives with their childhood reminiscences, permeating the contemporary view of the city and ending with the future projection. The study had as reference to the theories developed by visual culture, based on the consciousness that the images tell stories and carry meanings that are culturally constructed and that influence our way of seeing and describing the world. |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-graduação em Arte, 2016. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2016.12.D.22632 |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.