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2016_HeitorMarquesMarangoni.pdf1,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorFreire, Ricardo José Dourado-
dc.contributor.authorMarangoni, Heitor Marques-
dc.date.accessioned2017-02-14T15:06:38Z-
dc.date.available2017-02-14T15:06:38Z-
dc.date.issued2017-02-14-
dc.date.submitted2016-08-16-
dc.identifier.citationMARANGONI, Heitor Marques. Avaliando a prática mental e as características da imagética musical na performance musical de crianças. 2016. 81 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/22529-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2016.en
dc.description.abstractImportantes pianistas e professores de piano apontam a importância da Prática Mental para o aperfeiçoamento do músico. Apesar de poucas, as pesquisas sobre Prática Mental na performance musical já realizadas apontam que é possível executar músicas após uma sessão de estudo com Prática Mental, entretanto, os resultados são inferiores aos da Prática Física. A pesquisa de Cahn (2008) coloca que esta relação de desempenho depende do nível de dificuldade do estímulo. Segundo as fontes bibliográficas consultadas, todas essas pesquisas foram realizadas com participantes de 16 anos ou mais. O presente trabalho apresentou o ineditismo de investigar os efeitos da Prática Mental em crianças de 6 a 8 anos em 4 estímulos de diferentes níveis de dificuldade. Foi adotado um delineamento Entre-Sujeitos nos grupos Prática Mental versus Prática Física para comparar os acertos de notas. Os resultados indicaram que a Prática Mental foi igual a Física nos estímulos mais fáceis e inferior nos difíceis. O fator que pareceu ter dificultado mais a eficiência da Prática Mental foi a presença de duas vozes simultâneas. Os resultados também mostraram que, como a Prática Física também teve queda nos estímulos difíceis, apesar de menores que os da Prática Mental, e que os participantes que tinham mais experiência acertaram mais, podemos supor que a eficácia da Prática Mental está relacionada com o nível de domínio do indivíduo com a tarefa.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleAvaliando a prática mental e as características da imagética musical na performance musical de criançasen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordMúsica - criançasen
dc.subject.keywordEstratégias de aprendizagemen
dc.subject.keywordPianoen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2016.08.D.22529-
dc.description.abstract1Important pianists and piano teachers point out the importance of Mental Practice for the improvement of the musician. Although few, researchs on Mental Practice in musical performance show that it is possible to play music after a study session with Mental Practice, though their performances are lower than by the physical practice. However Cahn (2008) states that this performance ratio depends on the difficulty level of the stimulus. According to the bibliographical sources consulted, all these studies were conducted with participants of 16 years old or more. This research presented the originality of investigating the effects of mental practice in children aged 6 to 8 years in 4 stimuli of different difficulty levels. It was adopted a between-subjects design comparing the groups Mental Practice versus Physical. Results indicated that mental practice was similar to physical practice for easier stimulus and lower for difficult stimulus. The factor that seems to have hampered the efficiency of mental practice was the presence of two simultaneous voices. The results also showed that, as the Physical Practice also decrease with difficult stimuli, although less than the Mental practice, and that participants who had more experience scored better, we can assume that the effectiveness of mental practice is related to the level of individual domain with the task.en
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Música (IdA MUS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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