Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Holanda, Frederico Rosa Borges de | - |
dc.contributor.author | Gurgel, Ana Paula Campos | - |
dc.date.accessioned | 2017-01-31T20:48:16Z | - |
dc.date.available | 2017-01-31T20:48:16Z | - |
dc.date.issued | 2017-01-31 | - |
dc.date.submitted | 2016-10-27 | - |
dc.identifier.citation | GURGEL, Ana Paula Campos. As metrópoles do interior e o interior das metrópoles. 2016. xxiii, 291 f., il. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/22370 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2016. | en |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho é compreender de que modo as propriedades configuracionais, em termos de acessibilidade da malha viária em perspectiva comparada, dão suporte à constituição do que se denominou neste estudo de Regiões Metropolitanas no Interior do Nordeste (RMINE’s). Na última década, a urbanização cresceu nas cidades médias (definidas pelo IBGE como aquelas que possuem entre 100.000 e 500.000 habitantes, embora, por vezesessa acepção populacional varie) e nas franjas perimetropolitanas, convertendo esses territórios em polos de atração de migrações internas e inter-regionais. Com isso, algumas dessas cidades de médio porte emergiram como subcentros metropolitanos de polarização do desenvolvimento regional, refletindo o dinamismo socioespacial do interior do País num amplo processo de estruturação urbana regional. Este estudo está vinculado ao embasamento teórico-metodológico da Sintaxe Espacial, estabelecendo relações entre a forma do espaço esuas práticas socioculturais. O universo da pesquisa abrange as RMINE’s com mais de500.000 habitantes (IBGE,2010) que apresentam indícios de conurbação física, a saber: (1)RM de Feira de Santana/BA; (2) RM do Cariri/CE; (3) RM do Sudoeste maranhense; (4) RMde Campina Grande/PB; (5) RAID de Petrolina/Juazeiro. Somam-se a estas, as metrópoles de Fortaleza, Recife e Salvador, além de outras cidades que não são legalmente RM’s mas têm a mesma hierarquia na rede urbana que as cidades-núcleo das RMINE’s destacadas. Portanto,este trabalho é focado em entender as bases socioespaciais que dão suporte à formação deRM’s, abrangendo cidades de médio porte do Nordeste, visando assim, contribuir para a análise dessas áreas frente à estruturação urbana regional, dando foco na estrutura interna dessas metrópoles, buscando a caracterização de um tipo metropolitano regional. A hipótese verificada neste estudo é que existem propriedades morfológicas que dão suporte ao processo de metropolização do interior do Nordeste, caracterizado em estágio intermediário em relação às grandes metrópoles nacionais e que congregam equipamentos, serviços e empregos que atendem a uma escala regional e que, portanto, representam uma dominância socioeconômica e funcional destas cidades-sede sobre suas hinterlândias. | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | As metrópoles do interior e o interior das metrópoles | en |
dc.type | Tese | en |
dc.subject.keyword | Metrópole modernista | en |
dc.subject.keyword | Sintaxe espacial | en |
dc.subject.keyword | Cidade média | en |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2016.10.T.22370 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The target of this thesis is to perceive how the configurational properties, regarding highway systems's accessibility in comparative perspective, support the creation of what is called in thestudy in original language of Metropolitan Areas in the Northeast Up-Country (RMINE's). In the last decade, urbanization grew in medium-sized cities (defined by IBGE as those that carry between 100,000 to 500,000 denizens) and the metropolitan edges, converting these territories into attraction poles of internal and inter-regional migration. Thus, some of these medium-sized cities have emerged as metropolitan subcenters of regional development bias,reflecting the socio-spatial dynamics of the up-country in a broad process of regional urbanstructure. This study is linked to the theoretical and methodological basis of Space Syntax,establishing relationships between the shape of the space and its socio-cultural practices. Theresearch covers RMINE's with more than 500,000 denizens (IBGE, 2010) which exhibit signsof physical conurbation, namely: (1) Feira de Santana's Metropolitan Area/BA; (2) Cariri'sMetropolitan Area/CE; (3) Maranhão's Southwest Metropolitan Area; (4) Campinas Grande's Metropolitan Area/PB; (5) Petrolina's/Juazeiro's RAID. In addition to those, the metropolises of Fortaleza, Recife and Salvador, and other cities that are not legally MA's but have the samehierarchy in the urban network as the core city of RMINE's highlighted are included. Thiswork is therefore focused on understanding the socio-spatial bases that support the formationof MA's, covering medium-sized cities in the Northeast up-country, thus aiming to contribute to the analysis of those areas across the regional urban structure, focusing on the internal structure of these cities, seeking the characterization of a metropolitan area type. Thehypothesis found in this study is that there are morphological properties that support the process of metropolises of the Northeast, characterized at an intermediate stage in relation tomajor national cities and which bring together equipment, services and jobs that serve aregional scale and represent a socio-economic and functional dominance of those cities on their hinterlands. | en |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|