Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/22293
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_VicenteLopesdaLuz.pdf29,79 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGrebot, Guy-
dc.contributor.authorLuz, Vicente Lopes da-
dc.date.accessioned2017-01-28T18:36:10Z-
dc.date.available2017-01-28T18:36:10Z-
dc.date.issued2017-01-28-
dc.date.submitted2016-08-30-
dc.identifier.citationLUZ, Vicente Lopes da. Geometria de Galileu proposta de atividades para o ensino básico. 2016. xviii, 134 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/22293-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2016.en
dc.description.abstractQuando o tema é geometria não euclidiana, logo nos vem à mente o modelo de geometria criado a partir da negação do quinto postulado de Euclides. Neste trabalho apresentamos uma situação diferente, um modelo pouco conhecido chamado de geometria de Galileu, devido sua origem ser a mecânica estudada por Galileu Galilei. A proposta desta dissertação é desenvolver um referencial teórico traçando um paralelo com a geometria euclidiana e elaborar uma série de atividades para serem aplicadas em sala de aula, envolvendo as propriedades e as transformações comuns e não comuns nos dois modelos.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleGeometria de Galileu proposta de atividades para o ensino básicoen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordGeometria não-euclidianaen
dc.subject.keywordGeometria - estudo e ensinoen
dc.subject.keywordEnsino da matemáticaen
dc.subject.keywordGeometria de Galileuen
dc.rights.licenseA concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2016.08.D.22293-
dc.description.abstract1When the subject is non-Euclidean geometry, immediately comes to mind the geometric model created from the negation of the fifth postulate of Euclid. We present a different situation, a less known model called the Galilean geometry due to its origin in the mechanical studies of Galileo Galilei. The aim of this work is to establish the theoretical framework drawing a parallel with Euclidean geometry and the development of a series of activities to be implemented in the classroom, involving the properties and common and uncommon changes in both geometrical models.en
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Exatas (IE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Matemática (IE MAT)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissionalpt_BR
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show simple item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/22293/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.