http://repositorio.unb.br/handle/10482/22123
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2016_PriscilaMaiaBrazSilveira.pdf | 1,93 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | A utilização do cinema no ensino de ciências sob a perspectiva CTS : desafios e dificuldades na formação inicial de professores |
Autor(es): | Silveira, Priscila Maia Braz |
Orientador(es): | Neiva, Elaine Rabelo |
Assunto: | Formação inicial de professores Cinema - educação Ensino de ciências |
Data de publicação: | 9-Jan-2017 |
Data de defesa: | 30-Jun-2016 |
Referência: | SILVEIRA, Priscila Maia Braz. A utilização do cinema no ensino de ciências sob a perspectiva CTS: desafios e dificuldades na formação inicial de professores. 2016. 98 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | O presente trabalho buscou identificar, a partir de duas intervenções, em que medida licenciandos em Ciências Biológicas da Universidade de Brasília conhecem a perspectiva CTS (Ciência- Tecnologia-Sociedade), e se, a partir do trabalho realizado nas intervenções, eles foram capazes de propor aulas em que utilizassem o cinema sob essa perspectiva. Pretendia ainda identificar se esses licenciados consideravam a utilização dessa perspectiva em sua atividade futura como professores. Os principais conceitos norteadores deste trabalho foram aqueles relacionados à perspectiva CTS, tendo Towse (1986) e Aikenhead (1994) como principais autores, assim como à utilização de cinema em sala de aula, tendo Napolitano (2006) e Lopes (2013) como principais autores norteadores. A pesquisa realizada neste trabalho foi de cunho qualitativo, utilizando a análise de conteúdo, a partir das falas e das produções dos licenciandos em duas intervenções educativas que ocorreram em dois semestres, cada uma delas com duas turmas da disciplina de Estágio Supervisionado no Ensino de Ciências, do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade de Brasília. A primeira intervenção contou com quatro encontros e a segunda, com seis encontros. Após a segunda intervenção também foi realizada uma entrevista com cinco licenciandos. A experiência aqui apresentada sugere que a utilização de filmes pode auxiliar o trabalho em sala de aula sob a perspectiva CTS, e discorre sobre as dificuldades dos licenciandos em propor atividades que possuíssem temáticas e/ou abordagens CTS. A partir dessa investigação verificamos que os licenciandos foram capazes de propor projetos com abordagens e/ou temáticas CTS. Mesmo assim, tiveram dificuldade em abrir mão de metodologias e temáticas tradicionais de ensino, o que atribuímos tanto a suas experiências como estudantes da Educação Básica, como quanto a sua formação inicial como professores. Como parte dos resultados do trabalho foi produzida uma Proposição de Ação Profissional Docente, destinada principalmente a professores de graduação, com a proposta de auxiliá-los em utilizar o cinema para se trabalhar o ensino de ciências sob a perspectiva CTS. |
Abstract: | This study sought to identify from two interventions, where undergraduates as Biological Sciences, University of Brasilia know the STS perspective (Science- Technology-Society), and from the work done in the interventions, they were able to offer classes that used the film from that perspective. Also intended to identify whether these graduates considered the use of this perspective in his future activity as teachers. The main guiding concepts of this study were those related to STS perspective, having Towse (1986) and Aikenhead (1994) as principal authors, as well as the use of film in the classroom with Napolitano (2006) and Lopes (2013) as principal authors guiding. The research in this study was qualitative approach using content analysis from the speeches and productions of undergraduates. The two interventions occurred in two semesters, each with two classes of discipline Supervised Internship in Science Teaching, the Degree in Biological Sciences at the University of Brasilia. The first intervention had four meetings and the second with six meetings. After the second intervention was also conducted an interview with five licensees. The experience presented here suggests that the use of films can assist the work in the classroom under the STS perspective, and discusses the difficulties of licensees to propose activities that possess thematic and / or STS. A approaches from this research found that the licensees They were able to propose projects with approaches and / or thematic STS. Still, they had difficulty relinquishing methodologies and thematic traditional teaching, which attach both their experiences as students of basic education, such as their initial training as teachers. As part of the results of the work was produced one Proposition Action Professional Lecturer , primarily intended for undergraduate teachers, with the proposal to help them to use cinema to work for the teaching of science in the STS perspective. |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2016. |
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DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2016.06.D.22123 |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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