http://repositorio.unb.br/handle/10482/2207
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2006_Marco Estevão de Mesquita Vieira.pdf | 8,24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Distinção, cultura de consumo e gentrificação : o Centro Cultural Banco do Brasil e o mercado de bens simbólicos |
Outros títulos: | Distinction, consume culture and gentrification : the Centro Cultural Banco do Brasil and the market of symbolic goods Distinction, culture de consommation et anoblissement : le Centre Culturel Banco do Brasil et le marché des biens symboliques |
Autor(es): | Vieira, Marco Estevão de Mesquita |
Orientador(es): | Santos, Mariza Veloso Motta |
Assunto: | Cultura popular Sociologia urbana Política urbana Centro cultural Banco do Brasil Centro histórico Rio de Janeiro (Município) |
Data de publicação: | Fev-2006 |
Data de defesa: | Fev-2006 |
Referência: | VIEIRA, Marco Estevão de Mesquita. Distinção, cultura de consumo e gentrificação: o Centro Cultural Banco do Brasil e o mercado de bens simbólicos. 2006. 292 f. Tese (Doutorado em Sociologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006. |
Resumo: | O trabalho analisa as condições de emergência dos centros culturais a partir do estudo de caso sobre o Banco do Brasil, principal instituição financeira do País e pioneira na criação de centros culturais corporativos. Estabeleceu o paradigma que passou a conduzir os processos de enobrecimento urbano dos centros metropolitanos brasileiros. A partir da história do Banco do Brasil e de sua ambigüidade de atuação, ora como agente de políticas publicas, ora como banco comercial, o trabalho analisa as estratégias desenvolvidas pela Empresa para manter posição ante as perdas processadas com a criação do Banco Central e as ameaças de privatização decorrente da reestruturação capitalista da década de 1980 e do domínio do pensamento neoliberal. Identifica a série discursiva que moldou a invenção de suas tradições e as motivações para instalar um centro cultural na sua antiga sede no Rio de Janeiro. O sucesso do empreendimento possibilitou recuperar o centro histórico da cidade, fato que transformou o Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB em âncora do Corredor Cultural, projeto de requalifacação urbana do Rio de Janeiro. Sob esse aspecto, o trabalho analisa as afinidades eletivas entre os interesses da empresa e do município e os resultados e as limitações do projeto de reurbanização carioca, suas conseqüências para o surgimento de processos semelhantes nas demais capitais brasileiras e os seus elos com os pressupostos da pós-modernidade. A bem-sucedida ação da política urbana carioca levou as demais metrópoles brasileiras a exigir do Banco do Brasil igualdade de tratamento, dando início a uma disputa que levou a Instituição a criar novos CCBB em São Paulo e Brasília. Nesse tópico, o trabalho analisa o processo de expansão dos CCBB e as novas orientações mercadológicas que lhe transformaram em moeda de troca. Estuda também a consolidação da era dos museus e centros culturais no Brasil sob o conceito de distinção e do mercado de bens simbólicos e como conseqüência das ações para tornar as cidades elegíveis para investimentos e trânsito dos agentes da globalização econômica. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT The work analyses the emergence conditions of the cultural centers according a case study about Banco do Brasil, the country’s main financial institution and pioneer in the process of corporate cultural centers. The enterprise established the paradigm for the gentrification process in the Brazilian metropolitan centers. Towards the history of Banco do Brasil and its ambivalence by acting either as public policy agent or as a retail bank, the work analyses the strategies developed by the company to overcome the losses suffered since the creation of the Brazilian central bank and also the strategies to face the threatens of privatization seized by the neoliberal doctrines emerged during the capitalism restructure mid-80’s. The work identifies therefore the discursive series that melt the invention of traditions policy into the creation of a cultural center in the historical building of its former headquarters in Rio de Janeiro. The enterprise was successful in contributing to the recovery of the historical center of the city and soon became the anchor of the “Cultural Corridor”, the urban project launched by the Municipality to rescue the Rio de Janeiro’s downtown. In this matter, the work analyses the eligible affinities between the company issues and the city’s authorities propositions as well the limitations of the gentrification process in Rio de Janeiro, its consequences to the forthcoming urban experiences in other Brazilian cities and the causal connections towards the debate about the post-modernity. The benefits achieved by the Rio de Janeiro’s urban policy granted other Brazilian state capitals the conditions for demanding Banco do Brasil to create new corporate cultural centers in their downtown areas. São Paulo and Brasília succeeded in having their units increasing the dispute among the cities and the pressure over the company. In this topic, the work examines the nature and inner relationships of the competition by the concept of distinction towards culture and the trade of symbolic goods that make cities eligible to the investments of the globalized economy. ___________________________________________________________________________________________ RESUMÉ Le travail analyse les conditions de possible émergence des centres culturels à partir de l’étude de cas sur le Banco do Brasil, principale institution financière du Pays et pionnière dans la création de centres culturels corporatifs, êtablissant le paradigme qui passa à conduire les processus d’anoblissement urbain dês centres métropolitans brésiliens. A partir de l’histoire de le Banco do Brasil et de son ambiguité de fonctionnement, tantôt comme agent de politiques publiques, tantôt comme banque commerciale, le travail analyse les stratégies développées par l’Enterprise pour maintenir la position avant les pertes entraînées par la creátion de la Banque Centrale et les menaces de privatisation découlant de la restructuration capitaliste de la décennie de 1980 et de la prédominance de la pensée néoliberale. L’on identifie la série de raisonnement qui a moulé l’invention de ses traditions et motivations pour installer un Centre Culturel dans son ancien siège de Rio de Janeiro. Le succès de l’ouvrage a permis de récupérer le Centre Historique de la ville, fait qui a transformé le Centre Culturel Banco do Brasil – CCBB en ancre du Couloir Culturel, projet de requalification urbaine de Rio de Janeiro. Sous cet aspect, le travail analyse les affinités relevées entre les intérêts de l’Entreprise et de la municipalité et les résultats et les limitations du projet de réurbanisation carioca, ses conséquences pour le surgissement de procédures semblables dans les autres capitales brésiliennes et leurs liens avec les présupposés de la post-modernité. La bien-réussie action de la politique urbaine carioca a conduit les autres metrópoles brésiliennes à exiger de le Banco do Brasil la même égalité de traitement, donnant début à une dispute qui a conduit l’Institution a créer de nouveaux CCBB à São Paulo et Brasília. Dans cette topique, le travail analyse le processus d’expansion des CCBB et ses nouvelles orientations marchandes qui les transforment en monnaie d’échange. Il étudie également la consolidation de l’ère des musées et centres culturels au Brésil sous le concept de distinction et du marché de biens symboliques et comme conséquence des actions pour rendre les villes éligibles pour les investissements et la circulation des agents de globalisation économique. |
Informações adicionais: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2006. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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