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dc.contributor.advisorLegnani, Viviane Neves-
dc.contributor.authorCampos, Daniela de Lima-
dc.date.accessioned2016-10-17T20:37:58Z-
dc.date.available2016-10-17T20:37:58Z-
dc.date.issued2016-10-17-
dc.date.submitted2016-06-13-
dc.identifier.citationCAMPOS, Daniela de Lima. Educação precoce e a constituição do sujeito: o avesso do especialista. 2016. 112 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/21581-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa intitulada: Educação Precoce e a constituição do sujeito: o avesso do especialista tem como objetivo avaliar a utilização de um instrumento de detecção de risco para o desenvolvimento infantil (IRDI), dentro do contexto da Educação Precoce, de modo a verificar se é possível ampliar a escuta e o olhar dos professores para questões do desenvolvimento infantil para além de uma abordagem desenvolvimentista. No estudo o enfoque qualitativo foi utilizado para que possamos realizar uma análise mais reflexiva sobre o tema. Como método, utilizamos o estudo de caso e como instrumento a observação participante, buscando compreender como se dão os atendimentos ou as interações mãe-bebê e professor-bebê com o IRDI como instrumento de observação. Foram realizadas entrevistas semi estruturadas com duas mães para compor o estudo de caso. Através desse estudo podemos analisar as diferentes sustentações recebidas pelas mães e as consequências desses suportes na construção dos encontros destas com seus bebês. A aposta que se faz a partir desse estudo é que possamos ultrapassar a lógica biologizante e idealizada sobre o desenvolvimento infantil, de tal forma que se possa desarticular a série simbólica que reproduz a segregação para relançar essa criança e seus pais à posição de sujeitos de suas histórias. Nessa perspectiva, propomos um processo de acompanhamento atravessado pela psicanálise e que em rede possamos articular e estruturar, nas práticas pedagógicas da Educação Precoce, a dimensão subjetiva da infância e operar mais próximo de uma ética que possibilite considerar como sujeitos a criança e seus familiares. Os resultados do trabalho sugerem que o suporte às funções parentais se mostra imprescindível para a constituição subjetiva dos bebês. Também se chegou à conclusão de que o IRDI apresenta-se como importante proposta de enfrentamento aos ideais de normalização e permite a singularizarão dos pequenos sujeitos e despatologizando a infância.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleEducação precoce e a constituição do sujeito : o avesso do especialistaen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordEducaçãoen
dc.subject.keywordPsicanáliseen
dc.subject.keywordDesenvolvimento infantilen
dc.subject.keywordProfessores - formaçãoen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2016.06.D.21581-
dc.description.abstract1This research entitled: Early Education and the constitution of the subject: the opposite of the expert is to evaluate the use of a risk detection tool for child development (IRDI), within the context of Early Education in order to verify that You can expand listening and teachers look at child development issues beyond a developmental approach. In the study the qualitative approach was used so that we can perform a more reflective analysis on the topic. As a method, use the case study and as a tool participant observation, trying to understand how to provide the care or the mother-infant interaction and teacher-baby with IRDI as observation instrument. Semi structured interviews were carried with two mothers to write the case study. Through this study we analyze the different supports received by the mothers and the consequences of media in the construction of these meetings with their babies. A bet that is made from this study is that we can overcome the biologizing and idealized logic on child development, so that it can disrupt the symbolic number that plays segregation to revive the child and his parents to the subject position of their stories. In this perspective, we propose a monitoring process traversed by psychoanalysis and that networking can articulate and structure, the pedagogical practices of Early Education, the subjective dimension of childhood and operate closer to an ethic that allows to consider as subjects to children and their families. Our results suggest that support for parental functions shown essential for the subjective constitution of babies. Also we came to the conclusion that the IRDI presents itself as an important proposal for addressing the ideals of standardization and allows singularizarão subjects small and despatologizando childhood.-
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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