Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/21560
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_HavaneMariaBezerradeMelo.pdf171,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, Selma Regina Nunes-
dc.contributor.authorMelo, Havane Maria Bezerra de-
dc.date.accessioned2016-10-13T19:27:23Z-
dc.date.available2016-10-13T19:27:23Z-
dc.date.issued2016-10-13-
dc.date.submitted2015-12-
dc.identifier.citationMELO, Havane Maria Bezerra de. Romance gráfico brasileiro: a construção de um gênero quadro a quadro. 2015. 236 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/21560-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2016.en
dc.description.abstractAtravés do método cartográfico, buscamos desbravar os últimos dez anos (2004-2014) da produção do gênero de história em quadrinhos no Brasil conhecido como romance gráfico. Discutimos essa nomenclatura, as características e o contexto social que a envolve com base no marco temporal. Os principais acontecimentos da década foram levantados e comentados, assim como as principais obras nacionais e internacionais que as precederam. Por fim, escolhemos a obra Blue Note: uma história de Biu ilustrada por Shiko (2007, produção independente) para analisarmos de forma específica e acabamos adentrando por outros territórios como música, física quântica e Goethe. Cada capítulo, portanto, tem uma base teórica própria e seus principais autores, entre eles: Deleuze e Guattari, Santiago Garcia, Paulo Ramos, Moacy Cirne, Scott McCloud e Umberto Eco.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleRomance gráfico brasileiro : a construção de um gênero quadro a quadroen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordRomance gráficoen
dc.subject.keywordCartografia - arteen
dc.subject.keywordHistórias em quadrinhos - Brasilen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2015.12.D.21560-
dc.description.abstract1By cartographic method, we study the last ten years (2004-2014) production of brazilian graphic novel. We discussed her nomenclature, the features and the social context based on the timeframe. The main events of the decade were raised and discussed, as well as major national and international works that preceded them. Finally, we chose to work Blue Note: the Biu's story illustrated by Shiko (2007, independent production) to analyze a brazilian graphic novel. The analyze took us to other areas such as music, quantum physics and Goethe. So, each chapter has its own theoretical basis and its principal authors, among them: Deleuze and Guattari, Santiago Garcia, Paulo Ramos, Moacy Cirne, Scott McCloud and Umberto Eco.-
dc.description.unidadeFaculdade de Comunicação (FAC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.