http://repositorio.unb.br/handle/10482/21545
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_LiublianaSilvaMoreiraSiqueira.pdf | 10,3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Corpo-brinca : corpo como experiência estética no processo criativo do grupo de banda percussiva meninos do São João, em Palmas-TO |
Autor(es): | Siqueira, Liubliana Silva Moreira |
Orientador(es): | Veloso, Jorge das Graças |
Assunto: | Arte - estética Corpo e arte Espetáculo - arte Processo criativo |
Data de publicação: | 11-Out-2016 |
Data de defesa: | 11-Jul-2016 |
Referência: | SIQUEIRA, Liubliana Silva Moreira. Corpo-brinca: corpo como experiência estética no processo criativo do grupo de banda percussiva meninos do São João, em Palmas-TO. 2016. 104 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que teve como objetivo investigar e registrar quais sentidos o “corpo” assume durante a experiência artística e estética vivenciada pelo Grupo de Banda Percussiva Meninos do São João, da cidade de Palmas-TO, fundamentando-se na interação corpo-música-movimento, para a criação do Espetáculo “DuCampo”. Como alicerce teórico, foram utilizadas concepções de educação, experiência estética, percepção corporal, estruturação de aulas de dança e processos de criação artística, principalmente a partir de pensadores como Paulo Freire, J. Dewey, Jorge Larrosa, Rudolf Laban, Merleau-Ponty, Isabel Marques, Angel Vianna e Fayga Ostrower. Dessa forma, esta investigação busca trazer reflexões sobre o corpo como experiência estética na ação educativa/cultural, além de apontar as contribuições do processo criativo, a partir do ato de brincar, na ampliação do repertório cultural e maior sensibilização e expressividade no fazer musical junto aos processos arte-educativos. Os procedimentos adotados para registro foram o diário de campo, registro audiovisual, fotográfico e entrevista semiestruturadas, que fazem parte de um material que engloba 3 CDs em anexo: CD - 01, onde constam todos os documentos que fizeram parte dessa pesquisa; o CD-02, compreende o vídeo documentário do processo de aulas e montagem do espetáculo, e o CD-03 com o Espetáculo “DuCampo”, em sua íntegra. Os resultados obtidos trazem as falas dos alunos e professores, levantadas nas rodas de conversa, e revelam as diversas significações assumidas pelo corpo na criação do espetáculo, notadamente em propostas de brincadeiras inseridas no contexto cultural em que se deu a pesquisa. Assim, o trabalho é uma “criação em processo”, aberta e inacabada, que fortalece as relações do “ser-com-ele”, “ser-com-outro” e “ser-no-mundo”, por meio de um “corpo-em-ação”, partindo da valorização do universo lúdico presente no contexto da criação artística e sua documentação. |
Abstract: | This quality research aimd to investigate e register which feelings the “body” takes up during the artistic and aesthetic experience lived by the Percussion Group Band Meninos do São João, in the city of Palmas-TO, based on the body-music-movement interaction, to create the show “DuCampo”. As a theoretical basis, it used conceptions of education, aesthetic experience, body perception, dance classes estructuring and artistic creation processes, mainly through minds like Paulo Freire, J. Dewey, Jorge Larrossa, Rudolf Laban, Merleau Ponty, Isabel Marque, Angel Vianna e Faiga Ostrowa. This way, this investigation searches for reflections over the body as an aesthetic experience on the educational/cultural action, in addition to point out the contributions of the creative process, starting from the act of playing, on the improvement of the cultural repertory and bigger sensibilization and expressivity on music making of the art education processes. The procedures used to register were the Camp Diary, audiovisual and photographic recordding and semistructured interviews that they are part of a material that includes 3 CDs attached: CD – 01, which contains all the documents that were part of this research; CD - 02 includes the video documentary lessons and assembly of the show process, and the CD- 03 with the Show “DuCampo“ in its entirety. The results obtained were the speaches of students and teachers, taken during the conversation circles, and reveal the various meanings assumed by the body during the creation of the show, remarkably on games proposed on the cultural context the research took part. Thus, this work is a “creation in process”, open and unfinished, which strengthens the relationship amonb the “being-with-him”, “being-with-other” and “being-in-the-world” through a “body-in-action”, starting from valuing the playful universe present on the artistic creation environment and its documentation. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Artes (IdA) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2016. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2016.07.D.21545 |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.