http://repositorio.unb.br/handle/10482/21482
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_MarceloPereiraAlmeida.pdf | 3,57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | A influência do evento-chave nascimento de crianças no comportamento de viagem individual a partir da teoria “biografias de mobilidade” |
Autor(es): | Almeida, Marcelo Pereira |
Orientador(es): | Arruda, Fabiana Serra de |
Assunto: | Viagens Mobilidade Processo decisório Biografias de mobilidade |
Data de publicação: | 3-Out-2016 |
Data de defesa: | 6-Jul-2016 |
Referência: | ALMEIDA, Marcelo Pereira. A influência do evento-chave nascimento de crianças no comportamento de viagem individual a partir da teoria “biografias de mobilidade”. 2016. xvi, 172 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | A teoria “Biografias de Mobilidade” apresenta uma abordagem comportamental ao analisar as trajetórias do curso de vida do indivíduo, em uma análise longitudinal. A teoria assume que a existência de eventos específicos (chamados de eventos-chave) pode proporcionar mudanças consideráveis no comportamento de viagens, inclusive alterando os padrões de viagens, as características de mobilidade e os deslocamentos familiares e individuais. Assim, com base nessa teoria, o comportamento individual pode ser explicado pela ocorrência de eventos-chave que causem significativas mudanças na forma como esses indivíduos planejam seus deslocamentos. Esses eventos-chave podem gerar mudanças na vida pessoal do indivíduo que, por consequência, irão desencadear um processo de reconsideração do comportamento atual. Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo analisar o comportamento de viagem e a escolha do meio de transporte em um domicílio, a partir do evento-chave “nascimento de crianças”, tendo como base a teoria “Biografias de Mobilidade”. A pergunta de pesquisa se baseia na necessidade de analisar qual a influência do evento-chave nascimento de criança no comportamento de viagem e na tomada de decisão em um domicílio no contexto das cidades brasileiras. Para tanto, é importante analisar certos estágios e eventos na trajetória do curso de vida, tendo o domicílio como unidade de tomada de decisão. Para atender ao objetivo, foi formulado um método cuja aplicação coletou 234 registros domiciliares, através de um instrumento de pesquisa adaptado a partir de um estudo holandês e outro germânico, que teve uma abordagem longitudinal, com etapa retrospectiva. Os resultados mostram que o evento-chave afeta o comportamento de viagem, a realização dos deslocamentos e o processo de tomada de decisão quanto à escolha do meio de transporte. |
Abstract: | The theory "Mobility Biographies" uses a behavioral approach to analyze the trajectories of an individual's life course in a longitudinal analysis. The theory assumes that the occurrence of specific events (called key events) can result in considerable changes in travel behavior, including travel patterns, and the displacements of family and the individual. Based on this theory, the occurrence of key events cause significant changes in the way these individuals plan their offsets. These key events can generate changes in the personal life of an individual, consequently, triggering a reconsideration of the current behavior. As a result, this research aims to analyze the travel behavior and choice of means of transportation in a home, taking into consideration the key event "birth of children," based on the theory "Mobility Biographies". The research purpose is based on the need to analyze the key event "birth of children," and its influence in the travel behavior and decision making in a home in the context of Brazilian cities. Therefore, it is important to analyze certain stages and events having home as decision-making unit. To achieve this goal, it was formulated a method whose application has collected 234 home records, through an instrument adapted research from a Dutch study and other German, which had a longitudinal approach with a retrospective step. The results show that the key event affects travel behavior, shifts in location and the process of decision making regarding the choice of means of transportation. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2016. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Transportes |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2016.07.D.21482 |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.