Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/21348
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ImportanciaAlfabetizacao.pdf425,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A importância da alfabetização artística e sensível para a formação de designer no Brasil
Autor(es): Santos, Fátima Aparecida dos
Souto, Virgínia Tiradentes
Garrossini, Daniela Fávaro
Assunto: Arte - estudo e ensino
Alfabetização
Currículos
Data de publicação: 2014
Editora: Departamento de Artes e Representação Gráfica da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação - UNESP
Referência: SANTOS, Fátima Aparecida dos; SOUTO, Virgínia Tiradentes; GARROSSINI, Daniela Fávaro. A importância da alfabetização artística e sensível para a formação de designer no Brasil. Educação Gráfica (Online), v. 18, n. 2, p. 67-79, 2014. Disponível em: <http://www.educacaografica.inf.br/artigos/a-importancia-da-alfabetizacao-artistica-e-sensivel-para-a-formacao-de-designer-no-brasil>. Acesso em: 15 ago. 2016.
Resumo: Apresenta-se nesse artigo algumas considerações sobre formação escolar necessárias para o bom aprendizado em cursos superiores de Design. Faz-se um breve levantamento sobre a história da Arte-educação no Brasil, sua importância para o ensino de Design e a relevância de “alfabetizações” artísticas para a formação profissional. Paralelo ao histórico da Arte-educação busca-se apresentar a história da implantação do Design no Brasil. Entende-se como processo de “alfabetização” os conhecimentos considerados básicos em termos de Artes e que garantiriam ao estudante do ensino superior os elementos necessários para expressar-se. Fundamenta-se a pesquisa em textos de autores como Ana Mae Barbosa, Rita Couto e Bruce Acher entre outros. Apresenta-se o histórico resumido de cinco importantes cursos brasileiros de Design (ESDI, PUC-Rio, UFPE, UNESP-Bauru e UnB) e os apontamentos de professores destas instituições sobre a relação currículo, histórico e Arte-educação. Ao final o artigo é uma reflexão a cerca da educação como processo continuo de construção de conhecimento. _________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
We present in this article some considerations necessary for effective learning in higher education courses in Design school training. It will be a brief survey of the history of art education in Brazil, its importance to the teaching of Design and artistic relevance of “literacies” for training. Parallel to the history of art education we seek to present the history of implementation of Design in Brazil. It is understood as “literacy” process knowledge considered basic in terms of arts and guarantee the tertiary student the necessary elements to express themselves. Research is based on texts by authors such as Ana Mae Barbosa, Rita Couto and Bruce Acher among others. Shows the summarized history of five major Brazilian Design courses (ESDI, PUC -Rio, UFPe, UNESP – Bauru and UnB) and notes from teachers about the curriculum of these institutions relative, historical and art education. At the end of the article is a discussion about education as a continuous process of knowledge construction.
Licença: Declaração de Direito Autoral Autores concordam com os seguintes termos: 1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. 2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. 3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (repositórios institucionais ou na sua página pessoal) sendo isto bastante produtivo, para o autor como para a Revista Educação Gráfica, uma vez que aumenta o impacto e a citação do trabalho publicado. Fonte: http://www.educacaografica.inf.br/wp-content/uploads/2011/05/Declara%C3%A7%C3%A3o-de-Direito-Autoral.pdf. Acesso em: 02 ago. 2016.
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.