Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Murta, Sheila Giardini | - |
dc.contributor.author | Leandro-França, Cristineide | - |
dc.date.accessioned | 2016-08-16T18:53:21Z | - |
dc.date.available | 2016-08-16T18:53:21Z | - |
dc.date.issued | 2016-08-16 | - |
dc.date.submitted | 2016-06-23 | - |
dc.identifier.citation | LEANDRO-FRANÇA, Cristineide. Efeito de programas de preparação para aposentadoria: um estudo experimental. 2016. iii, 291 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica e Cultura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/21219 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Psicologia Clínica e Cultura, 2016. | en |
dc.description.abstract | Os programas de preparação para aposentadoria se apresentam como estratégias potenciais de promoção de bem-estar e prevenção a problemas de saúde no envelhecimento. Neste sentido, o objetivo central desta tese é saber em que extensão três diferentes programas de preparação para a aposentadoria, longo, breve e testemunho (variável independente), promovem maior bem-estar subjetivo, melhor perspectiva de tempo futuro relativa à aposentadoria e mudanças em comportamento de planejamento para aposentadoria (variáveis dependentes). Esta tese tem como principal abordagem teórica o Modelo Transteórico de Mudança e é composta por seis estudos. O primeiro estudo trata-se de uma revisão narrativa que descreve aspectos históricos, conceituais e intervenções sobre prevenção e promoção à saúde mental da pessoa idosa. O segundo estudo, também revisão narrativa, identifica as condições associadas à percepção e à vivência da aposentadoria como favorecedora de crise ou bem-estar. O terceiro estudo é uma revisão integrativa que avalia a qualidade dos programas de planejamento para aposentadoria, considerando critérios metodológicos e de eficácia dos programas. Resultados mostraram fragilidades em critérios metodológicos e de eficácia, nos estudos analisados, apontando ausência de delineamento experimental ou quase-experimental, escassez de instrumentos previamente validados, de avaliações longitudinais dos programas e de procedimentos mais robustos para análise de dados. O quarto estudo testa evidências de validade de uma escala que investiga perspectiva de tempo futuro relativa à aposentadoria numa amostra de servidores públicos (n=141). A análise fatorial da escala mostrou uma estrutura unifatorial, índice de consistência interna aceitável (α=0,74) e propriedades psicométricas satisfatórias. O quinto é um estudo empírico, com métodos mistos, que avalia a eficácia de três programas de preparação para aposentadoria (longo, breve e testemunho), em uma amostra de servidores públicos (n=30), e tem como objetivos comparar resultados entre essas modalidades e um grupo controle, antes e seis meses após suas realizações e investigar a validade social desses programas. Os programas longo e breve adotaram estratégias dialogadas, informativas e vivenciais, e o programa testemunho contou com depoimento de uma servidora aposentada. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram entrevistas, questionário demográfico, escalas de mudança em comportamentos de planejamento para aposentadoria, de bem-estar subjetivo, de perspectiva de tempo futuro relativa à aposentadoria e questionário de satisfação do cliente. Os dados quantitativos foram analisados por estatística não paramétrica e descritiva e os dados qualitativos pela análise de conteúdo. Resultados desse estudo mostraram que não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos, no follow-up, quanto às variáveis dependentes. Uma possível explicação para isto é o reduzido tamanho da amostra, que limitou o poder estatístico. No entanto, na comparação entre grupos, resultados da estatística descritiva demonstraram eficácia das três intervenções com relação à variável bem-estar subjetivo em comparação aos resultados do grupo controle. Os dados revelaram ainda validade social elevada dessas intervenções no que se refere à relevância dos objetivos, aceitabilidade dos procedimentos e importância social de seus efeitos. O sexto é um estudo empírico, qualitativo, que apresenta os efeitos dos três programas, referidos no estudo anterior, sobre servidores públicos (n=20). O foco da análise desse estudo foi estabelecer se os participantes apresentaram alterações cognitivas, motivacionais e/ou comportamentais e verificar o progresso dos participantes através dos estágios do Modelo Transteórico de Mudança durante o período de follow-up. Para análise dos dados, utilizou-se o software WeftQDA. Os resultados apontaram que o programa longo promoveu três tipos de mudanças (cognitivas, motivacionais e comportamentais), o programa breve possibilitou dois tipos de mudanças (cognitiva e motivacional) e o programa testemunho apenas um tipo de mudança (cognitiva). Os participantes do programa longo progrediram em mais estágios de mudança (contemplação, preparação, ação e manutenção), quanto à mudança de comportamento no planejamento da aposentadoria, do que os participantes do programa breve e testemunho. A principal contribuição desta pesquisa é preencher lacunas na literatura quanto ao uso de delineamento experimental para investigar os efeitos desses programas. Espera-se que resultados do presente estudo encorajem uma agenda de pesquisa em prevenção de riscos, promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida na aposentadoria. | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | Efeito de programas de preparação para aposentadoria : um estudo experimental | en |
dc.type | Tese | en |
dc.subject.keyword | Aposentadoria | en |
dc.subject.keyword | Envelhecimento | en |
dc.subject.keyword | Aposentados - bem-estar | en |
dc.subject.keyword | Idosos - qualidade de vida | en |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2016.06.T.21219 | - |
dc.description.abstract1 | Retirement preparation programs present themselves as potentials strategies to health and well-being promotion and of prevention of health problems in aging. The main goal of this research is to know to what extent three different retirement preparation programs in long, short and testimony (independent variable) formats, promote greater subjective well-being, better perspectives of the future during retirement and changes in behavior in planning for retirement (dependent variables). This research has as main theoretical approach the Transtheoretical Model Change and consists of six studies. The first study, a narrative review, describes the historical and conceptual frameworks and interventions in prevention and promotion of mental health of the elderly. The second study, a narrative review, identifies the conditions associated with the perception and experience of retirement as either a crisis situation or a well-being one. The third study, a integrative review, evaluates the quality of retirement planning programs considering methodological and efficacy criteria of programs. Results showed weaknesses in the methodological and efficacy criteria in the studies analyzed, indicating the absence of experimental or quasi-experimental design, shortage of validated instruments, longitudinal evaluations and robust procedures to data analysis. The fourth study tests evidence of validity of a scale that investigates perspectives of the future concerning the retirement of civil servants in a sample (n = 141). Factor analysis showed one-factor structure, acceptable internal consistency (α = 0.74) and satisfactory psychometric properties. The fifth is an empirical study that evaluates the efficacy of three retirement preparation programs (long, short and testimony), in civil servants sample (n = 30), comparing results between long, short and testimony intervention and a control group in pretest and in a follow-up of six months. Moreover, the social validity of these programs was investigated. Long and short programs used educational activities and group discussion technique; and the testimony program included the testimony of an experienced retired civil servant. The instruments used for data collection were interviews, demographic questionnaire, scales of change in behavior of planning for retirement, scale of subjective well-being, scale of perspectives of the future during retirement and customer satisfaction questionnaire. Quantitative data were analyzed by non-parametric and descriptive statistics and qualitative data through content analysis. Results of the fifth study showed there were not statistically significant differences between the groups in terms of dependent variables. One possible explanation for this is the small sample size, which limited the statistical power. Descriptive statistical results showed the efficacy of three interventions on the subjective well-being variable comparing with results of the control group. The data also showed a high social validity of these interventions in social significance of goals, acceptability of procedures and social importance of interventions outcomes. The sixth study is a qualitative study, which shows the effects of the three programs mentioned in the fifth study on civil servants sample (n = 20). The focus of the analysis of this study was to establish whether the participants had cognitive, motivational and/or behavioral changes in retirement planning and check the progress of participants through Transtheoretical Model stages of change during the follow-up of six months. For data analysis, we used the WeftQDA software. The results showed that the long program promoted three types of changes (cognitive, motivational and behavioral changes), brief program promoted two types of changes (cognitive and motivational changes) and the testimony program promoted only one type of change (cognitive change). The main contribution of this research is to fill gaps in the literature on the use of experimental design to investigate the effects of the retirement preparation programs. Finally, it is expected that results of this study encourage a research agenda in risk prevention, health promotion, well-being and quality of life in retirement. | - |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Clínica (IP PCL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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