http://repositorio.unb.br/handle/10482/21199
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_AnaliseDesapropriacoesTerras.pdf | 649,23 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Análise das desapropriações de terras nos estudos de viabilidade de obras de infraestrutura de transportes |
Autre(s) titre(s): | Analysis of land expropriations in feasibility studies of transport infrastructure projects |
Auteur(s): | Silva, Luciano Lourenço da Carvalho Júnior, Osmar Abílio de Guimarães, Renato Fontes Gomes, Roberto Arnaldo Trancoso Albuquerque, Anesmar Olino de Luiz, Argélica Saiaka Romão, Gabriela de Oiliveira Costa, Nathália Silva Mendonça, Pedro Coutinho |
Assunto:: | Desapropriação Simulação Assentamentos humanos |
Date de publication: | 2015 |
Editeur: | Instituto de Ciências Humanas da UnB - Departamento de Geografia - Programa de Pós-Graduação |
Référence bibliographique: | SILVA, Luciano Lourenço da et al. Análise das desapropriações de terras nos estudos de viabilidade de obras de infraestrutura de transportes. Espaço e Geografia (UnB), Brasília, v. 18, p. 161-186, 2015. Disponível em: <http://www.lsie.unb.br/espacoegeografia/index.php?journal=espacoegeografia&page=article&op=view&path%5B%5D=437&path%5B%5D=231>. Acesso em: 12 ago. 2016. |
Résumé: | O processo de desapropriação de terras é um grande problema para projetos
de infraestrutura de transporte, uma vez que este processo é sempre lento e socialmente
sensível. Portanto, a adoção de estratégias para mitigar os problemas de desapropriação
é essencial para evitar problemas futuros. O emprego de simulações é uma ferramenta
importante para o planejamento, permitindo analisar diferentes cenários e definir a melhor
opção do trajeto a partir de diferentes variáveis em uma matriz de decisão. Portanto, os
estudos anteriores de desapropriação fornecem elementos que permitem definir medidas
para mitigar os impactos sociais e riscos durante as obras. O objetivo dessa pesquisa é
desenvolver uma metodologia para a análise preliminar de desapropriação em estudos
de vias federais. No presente estudo é analisada uma das trajetórias simuladas para uma ferrovia para trens de alta velocidade entre o Rio de Janeiro e São Paulo. O resultado
demonstra que a hipotética via férrea produz baixos impactos sociais, em comparação
com outras vias federais. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT The land expropriation process is a huge problem for transport infrastructure projects, since this process is always slow and socially sensitive. Therefore, adoption of strategies to mitigate the expropriation problems is essential to avoid future problems. The use of simulation program is an important tool for planning, allowing analyze different scenarios and improve path option from different variables in a decision matrix. Thus, previous studies of expropriation provide elements that enable to define measures to mitigate the social impacts and risks during the works. The objective of this research is to develop a methodology for preliminary analysis of expropriation in federal railways studies. In the current study is considered one of the simulated trajectories for the high-speed train between Rio de Janeiro and São Paulo. The result shows that the hypothetical railway produces low social impact in comparison with other federal transportation routes. |
Licença:: | Espaço & Geografia está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0). Fonte: http://www.lsie.unb.br/espacoegeografia/index.php?journal=espacoegeografia&page=article&op=view&path%5B%5D=437&path%5B%5D=231. Acesso em: 12 ago. 2016. |
Collection(s) : | Artigos publicados em periódicos e afins |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.