http://repositorio.unb.br/handle/10482/21171
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2016_AdrianaFerreiraCoelhoLodi.pdf | 26,51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Expedições à deriva com a pegagogia teatral por uma pedagogia da invenção |
Autor(es): | Lodi, Adriana Ferreira Coelho |
Orientador(es): | Matsumoto, Roberta Kumasaka |
Assunto: | Pedagogia Performance (Arte) Invenções Educação |
Data de publicação: | 8-Ago-2016 |
Data de defesa: | 24-Jun-2016 |
Referência: | LODI, Adriana Ferreira Coelho. Expedições à deriva com a pegagogia teatral por uma pedagogia da invenção. 2016. 228 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | Esta dissertação parte do entendimento de uma cognição autopoiética para refletir sobre processos artístico pedagógicos em teatro desenvolvidos pela autora, entre os anos de 2001 à 2013, no âmbito do curso de experimentação e criação cênica, realizado no Espaço Cultural Renato Russo 508 Sul (Espaço 508) em Brasília-DF. Considera-se os sujeitos como seres que estão em infinita produção de si mesmos e que, na experiência que se dá pela afetação no encontro com o outro, o movimento de criação pode se potencializar. O objetivo do trabalho é refletir sobre a pedagogia teatral como uma pedagogia da invenção que tem como princípio perturbar, desestabilizar, inventar problemas, acompanhar e expor o agenciamento das adaptações criadas. Ao pensar o teatro contemporâneo e em suas diversas possibilidades estéticas, encontramos principalmente no teatro performativo descrito por Féral uma instância da invenção de problemas, da problematização do sujeito por ele mesmo no seu meio, no seu tempo com os seus e suas questões. Para tanto, serão apresentadas algumas noções que nortearam os processos artístico pedagógicos, como o estar presente no presente da ação, a improvisação a sensibilização e principalmente, que é na efetivação da experiência que a invenção do saber se dá. O referencial teórico é constituído pelo conceito de invenção cognitiva proposto por Kastrup o qual sustenta a elaboração de uma pedagogia da invenção; pelo conceito de experiência de Larrosa que reflete sobre uma educação a partir do par experiência/sentido; e ainda com a proposta de Corazza de uma Artistagem Docente que dialoga com os princípios de uma Performatividade da Educação que também é abordada por Schechner. Assim, é possível tecer uma rede para pensar em como uma pedagogia da invenção pode acoplar a ideia de performatividade da educação e vir a criar princípios que acionem uma ética do saber que extrapole a apreensão de conteúdos e de informações disponíveis, e que tenha como objetivos o prazer, o apaixonamento, a autonomia e a alteridade do aluno/atuante/criador na constituição do seu exercício de formação. |
Abstract: | This dissertation comes from the understanding of an autopoietic cognition to reflect on pedagogical artistic processes in theater developed by the author, between the years 2001 to 2013, within the experimentation and scenic creation course, held at the Espaço Cultural Renato Russo 508 Sul (Espaço 508 ) in Brasília-DF. It is considered the subjects as beings that are in infinite production themselves and that the movement of creation can be potentiated from the experience that comes from the affectation in the encounter with the other. The objective of this work is to reflect on the theater pedagogy as a pedagogy of the invention whose principle disrupt, destabilize, invent problems, monitor and to expose the agency of the adaptations created. Considering the contemporary theater and its many aesthetic possibilities, we mainly found in the performative theater described by Feral an instance the invention of problems, the problematization of the subject by himself in their environment, in his time with his problems and his issues. Therefore, it will be present some ideas that guided the pedagogical artistic processes, such as being present in the moment of the action, the improvisation, the awareness and especially, and it is on the realization of the experience that the invention of knowledge occurs. The theoretical frame is constituted by the concept of cognitive invention proposed by Kastrup which supports the development of a pedagogy of the invention; by the concept of experience from Larrosa that reflects on an education as of the pair experience / sense; and with the Corazza’s proposal of an Artistagem Docente that dialogues with the principles of a Performativity of the Education which is also addressed by Schechner. Thus, it is possible to weave a network to think of on how the pedagogy of the invention can attach the idea of performativity of education and come to create principles that trigger an ethic of knowledge that goes beyond the seizure of content and information available, and has as its objectives pleasure, enchantment, the autonomy and the otherness of the student / actor/ creator in the constitution of their education exercise. |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-graduação em Arte, 2016. |
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DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2016.06.D.21171 |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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