Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Holanda, Frederico Rosa Borges de | - |
dc.contributor.author | Garcia, Patrícia Melasso | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-30T12:27:36Z | - |
dc.date.available | 2016-07-30T12:27:36Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-30 | - |
dc.date.submitted | 2016-03-23 | - |
dc.identifier.citation | GARCIA, Patrícia Melasso. Pedagogias invisíveis do espaço escolar. 2016. 407 f., il. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/21103 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2016. | en |
dc.description.abstract | O tema maior desta pesquisa é o estabelecimento de relações entre arquitetura e educação por meio do edifício escolar. Vários estudos em ambas as disciplinas revelaram que grandes programas educacionais brasileiros foram ilustrados por parques escolares
característicos e emblemáticos em diferentes momentos da história. Este trabalho busca avançar no desenvolvimento da pesquisa nas duas áreas, investigando laços mais profundos que não se limitam a estudos historiográficos ou descritivos. É possível estabelecer uma relação entre o discurso presente nas políticas públicas de educação e seus meios construídos?
O primeiro ponto a ser destacado no trabalho é a maneira pela qual o edifício escolar será estudado. Ele é um meio construído por onde permearão relações entre dois grupos básicos de agentes: os educadores – grupo administrador – e os educandos – grupo administrado. É a visão sociológica da configuração espacial. Independente do estilo arquitetônico revelado na edificação e de seus aspectos funcionais ou bioclimáticos, existe um sistema de barreiras e permeabilidades, bem como de opacidades e transparências, intrínseco ao projeto que facilita ou dificulta a vida social entre estes
grupos. A configuração espacial traz em si informações, visíveis ou não, que poderão
influenciar a vida social desenvolvida na escola. Os desígnios da educação pública para a formação do cidadão brasileiro foram se modificando ao longo do tempo. A educação serviu aos rigorosos propósitos
colonizadores como também à construção da personalidade republicana. Momentos
políticos mais autoritários, outros mais libertadores -- o que se refletiu na configuração do espaço. Intenções e discursos distintos produzem espaços diferenciados? É possível adequar a
vontade das autoridades públicas a características configuracionais do prédio escolar? Como acomodar relações sociais atuais em espaços pensados há mais de um século? Os estudos de caso realizados permitiram responder às questões primeiras da tese e muitas outras facetas da relação entre arquitetura e educação surgiram, extrapolando o foco inicial. Relações de poder controle, acessibilidade física e social estão presentes nas duas
áreas e, tanto no sentido ideológico quanto físico, podem impactar na vida social dos grupos envolvidos. | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | Pedagogias invisíveis do espaço escolar | en |
dc.type | Tese | en |
dc.subject.keyword | Arquitetura escolar | en |
dc.subject.keyword | Pedagogia | en |
dc.subject.keyword | Edifício escolar | en |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2016.03.T.21103 | - |
dc.description.abstract1 | The principal theme of this research is to establish de connections between Architecture and Education through the study of the school building. Several studies in both subjects revealed that large Brazilian educational programs were exemplified by distinctive and emblematic school areas in different moments in history. This dissertation searches to
advance the development of research in both areas, investigating more profound links not limited to - historic graphic or descriptive studies. Is it possible to establish a relation between the present discourse in public education policies and their environments as constructed?
The first point to be highlighted in this work is the manner in which the educational building will be studied. It is constructed in an environment where the relations between two basic agent groups interact: the educators –the administrator group – and the students – the administrated group. This is the sociological vision of the space configuration. Independently of the architectural style revealed by the building and of its functional or
bioclimatic aspects, there is a system of barriers and permeability intrinsic to the project that facilitates or renders difficult the social life between these groups. The spatial configuration brings, in itself, information, visible or not, that can influence the social life
developed in a school. The purpose of public education for the Brazilian citizen has been changing though time. Education served the strict colonizing purposes of the settlers as well as to construct the
Republican thoughts. Some political moments were more authoritarian, others were more liberating, which were reflected in the spatial configuração. Do distinct intentions and policies make differentiated spaces? Is it possible to style the will of the public authorities to the characteristics configuring the school building? How can one accommodate today’s social relations in spaces conceived more than a century ago? The studies made of cases permitted one to answer the first questions of the thesis, and many other facets of the relation between architecture and education emerged, which go beyond the initial focus. In both areas, and in the idealistic as well as in the physical sense, relations of power/control and physical and social accessibility can impact the social life of the groups involved. | - |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|