Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Amaral, Sueli Angélica do | - |
dc.contributor.author | Nascimento, José Antônio Machado do | - |
dc.date.accessioned | 2009-11-03T14:54:30Z | - |
dc.date.available | 2009-11-03T14:54:30Z | - |
dc.date.issued | 2009-11-03 | - |
dc.date.submitted | 2006 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, José Antônio Machado do. Usabilidade no contexto de gestores, desenvolvedores e usuários do website da Biblioteca Central da Universidade de Brasilia. Brasília. 2006. 230 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação e Documentação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2006. | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/2102 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2006. | en |
dc.description.abstract | A usabilidade possibilita às bibliotecas universitárias integrarem requisitos como
interatividade e multimídia à criação de páginas mais dinâmicas em termos de linearidade e
navegabilidade. Com o intuito de verificá-la no contexto de gestores, desenvolvedores e usuários
escolheu-se para o estudo de caso desta pesquisa o website da BCE – Biblioteca Central,
instituição acadêmica que oferece uma ampla variedade de serviços on-line. Após referencial
teórico que definiu e contextualizou os cenários e tendências de websites de bibliotecas
universitárias, os conceitos e história da Usabilidade e Ergonomia, a evolução das interfaces
gráficas e do webdesign, a interação humano-computador, seu panorama no Brasil e suas
relações com a Psicologia Cognitiva, os métodos e técnicas de avaliação de usabilidade e as
avaliações de usabilidade em bibliotecas universitárias, foram realizadas análise do contexto de
uso do website da BCE com seus gestores e desenvolvedores, através de análise documental,
entrevista com verbalização estimulada e ficha de observação; avaliação ergonômica de suas
interfaces com lista de verificação, guia de recomendações e avaliação heurística; identificação do
modelo mental dos usuários relativo à arvore semântica do website da BCE – Biblioteca Central,
por meio de ensaio de interação com a técnica card sorting e identificação dos erros cometidos
pelos usuários no uso do website da BCE, através de ensaio de interação com a técnica análise da
tarefa. Constatou-se que gestores e desenvolvedores desconsideram a participação do usuário,
devido ao desconhecimento dos benefícios que a usabilidade pode trazer, assim como dificuldades
gerenciais e tecnológicas que enfrentam. Verificou-se também que a atual estrutura disponibilizada
não propicia aos usuários realizarem tarefas em tempo hábil, devido ao excesso e duplicidade de
links, a não relação da biblioteca virtual com o website e o equívoco de alguns mecanismos de
busca. Portanto, a reformulação deve privilegiar a criação de hipertextos e leiautes fluidos, que
possibilitarão modificações constantes, sem necessariamente alterar a linearidade da navegação. _____________________________________________________________________________________ ABSTRACT | en |
dc.description.abstract | Usability makes possible to the academic libraries integrate requirements as interactivity
and multimedia to create dynamic pages in terms of linearity and navigability. With the intention to
verify usability in the context of managers, web developers and users, the BCE website was chosen
for the case study of this research. After referencial theoretician who defined and contextualized the
scenario and trends of academic libraries websites, the concepts and history of Usability and
Egonomics, the evolution of graphical interfaces and webdesign, the human computer interaction,
its panorama in Brazil and its relations with Cognitive Psychology, the methods and techniques of
usability evaluation and the evaluations of usability in academic libraries, had been carried analysis
of the use context of BCE website with its managers and web developers, by documentary analysis,
interview with stimulated verbalization and website observation; ergonomic evaluation of its
interfaces with check-list, guide of recommendations and heuristical evaluation; users mental model
identification relative to BCE website semantic trees, over interaction essay with card sorting
technique and identification of the errors committed by users in the BCE website use, through
interaction essay with task analysis. It was concluded that managers and web developers
disrespect the user participation, whom had to the unfamiliarity of the benefits that the usability can
bring, as well as managemental and technological difficulties that face. It was also verified that the
current website structure does not propitiate the users to carry through tasks in skillful time,
presents excess and duplicity of links, absence of relation between the virtual library and website
and mistake of some search mechanisms. Therefore, the redesign must privilege the creation of
fluid lay-out and hypertexts, that will make possible constant modifications, without necessarily
modifying the linearity of the navigation. | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | Usabilidade no contexto de gestores, desenvolvedores e usuários do website da Biblioteca Central da Universidade de Brasília | en |
dc.type | Dissertação | en |
dc.subject.keyword | Usabilidade - avaliação | en |
dc.subject.keyword | Bibliotecas universitárias | en |
dc.subject.keyword | Interação homem-máquina | en |
dc.subject.keyword | Webdesign | en |
dc.location.country | BRA | en |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|