Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/21021
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_DaniquelePinhoAndrade.pdf1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDiniz, Janaína Deane de Abreu Sá-
dc.contributor.authorAndrade, Daniquele Pinho-
dc.date.accessioned2016-07-26T21:42:17Z-
dc.date.available2016-07-26T21:42:17Z-
dc.date.issued2016-07-26-
dc.date.submitted2016-02-23-
dc.identifier.citationANDRADE, Daniquele Pinho. Ação coletiva de agroextrativistas em circuitos curtos de comercialização de produtos do Cerrado: estudo de caso em Pirenópolis – GO. 2016. xv, 98 f., il. Dissertação (Mestrado em Agronegócios)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/21021-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Programa de Pós-Graduação em Agronegócios, 2016.en
dc.description.abstractEsta dissertação tem por objetivo compreender as ações coletivas, no que tange à forma como os agroextrativistas se organizam para inserção de produtos da biodiversidade do Cerrado nos circuitos curtos de comercialização. Para tanto, realizou-se um levantamento bibliográfico referente aos circuitos curtos de comercialização, as estruturas da reciprocidade e a economia solidária, relacionando-os com a ação coletiva e as principais formas de organização social. Buscou-se uma caracterização geral do bioma Cerrado, destacando especialmente a importância do agroextrativismo, seus principais desafios e oportunidades para acesso a estes mercados. A pesquisa de campo ocorreu no município de Pirenópolis, no estado de Goiás, englobando, principalmente, os povoados de Bom Jesus, Placa e Caxambu. Realizou-se entrevistas semiestruturadas e observação direta com agroextrativistas, redes/organizações sociais, empreendimentos e demais atores chaves no processo. A pesquisa possibilitou identificar quatro agroextrativistas na localidade de Bom Jesus, três agroextrativistas na Placa e uma associação em Caxambu, bem como três empreendimentos familiares, onde dois são extrativistas e o outro compra os frutos de extrativistas da região. Como resultado deste levantamento de campo, identificou-se que na região, aproximadamente há 20 anos atrás, existiram iniciativas de organizações coletivas, porém, com o tempo, estas se tornaram fragilizadas devido a problemas relacionados ao trabalho coletivo. Foram identificados casos de reciprocidade binária assimétrica em famílias do povoado da Placa e Bom Jesus e reciprocidade simétrica (face a face) nas vendas diretas e vendas de eventos. Os principais canais de comercialização são as vendas diretas e indiretas, com, no máximo, um agente intermediário. Em Pirenópolis predomina-se a venda indireta em estabelecimentos, principalmente em lojas, restaurantes e pousadas. Conclui-se que a ação coletiva é pouco presente, por serem praticamente ausentes às iniciativas de organizações coletivas na região, porém, é visível a existência dos circuitos curtos de comercialização, nos quais o acesso de agroextrativistas é mais facilitado, além de possibilitarem sua aproximação aos consumidores finais. A pesquisa confirmou a importância de se estudar a ação coletiva nas organizações coletivas, uma vez que existem poucos estudos voltados a esta temática. Espera-se também que a pesquisa auxilie novos projetos e programas futuros para o incentivo da organização coletiva na região.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleAção coletiva de agroextrativistas em circuitos curtos de comercialização de produtos do cerrado : estudo de caso em Pirenópolis – GOen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordAgroextrativismoen
dc.subject.keywordAção coletivaen
dc.subject.keywordComercializaçãoen
dc.subject.keywordPirenópolis (GO)en
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2016.02.D.21021-
dc.description.abstract1This dissertation paper has the objective of understanding collective action, related with how wild collectors (agroextractivists) organize themselves to insert products from Cerrado biodiversity into short marketing circuits. In order to achieve this, a review of current literature was carried out, involving topics such as short marketing circuits, reciprocity structures and solidary economy, relating them with collective action and the main forms of social organization. A general characterization of the Cerrado biome was presented, with special emphasis on the importance of agroextractivism and its main challenges and opportunities to gain entry into these markets. Field work took place in the municipality of Pirenópolis, in the state of Goiás, mainly in the villages of Bom Jesus, Placa and Caxambu. Semi-structured interviews were carried out and in addition to direct observation with agroextractivists, social networks and organizations, businesses and other key stakeholders in the process. The research identified four agroextractivists in Bom Jesus, three in Placa and an association in Caxambu, as well as three family businesses, two of which are extractivists and the other buys fruit from agroextractivists from the region. As a result of this field assessment, findings indicated that, approximately 20 years ago, there were collective organizations in the region However, as time went by, they became fragile due to problems related with collective work. Cases of asymmetric binary reciprocity were found in families from Placa and Bom Jesus, and symmetric reciprocity (face to face) in direct sales and sales for events. The main marketing channels are direct and indirect sales with one middleman, at most. In Pirenópolis, indirect sales in establishments are predominant, mainly in stores, restaurants and inns. The conclusion is that collective activities are scarce, since they are practically absent from initiatives by collective organizations in the region. However, the existence of short marketing circuits is visible, in which access is facilitated for agroextractivists, in addition to making their approximation to end consumers possible. The study confirmed the importance of studying collective activities in collective organizations, considering the lack of studies about this topic. The study is also expected to assist new projects and future programs in fostering collective organization in the region.-
dc.description.unidadeFaculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Agronegóciospt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.