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2016_JoséSoaresPires.pdf2,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorShimoishi, José Matsuo-
dc.contributor.authorPires, José Soares-
dc.date.accessioned2016-06-29T20:28:09Z-
dc.date.available2016-06-29T20:28:09Z-
dc.date.issued2016-06-29-
dc.date.submitted2016-04-15-
dc.identifier.citationPIRES, José Soares. A eficiência técnica dos portos e terminais públicos e privados brasileiros marítimos no período de 2010 a 2014. 2016. xv, 145 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/20830-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2016.en
dc.description.abstractO setor portuário brasileiro é responsável pela movimentação de aproximadamente 96% das exportações e de 89% das importações brasileiras, demonstrando a importância do setor para o país. A presente pesquisa tem como objetivo avaliar a eficiência técnica dos portos públicos e terminais privados brasileiros marítimos no período de 2010 a 2014, utilizando a técnica de Análise Envoltória de Dados – DEA do inglês Data Envelopment Analysis, nos modelos CCR e BCC, com dois inputs (área total do terminal e despesa total) e dois outputs (total de cargas movimentadas em TEUs do ingês twenty foot equivalent Unit e Faturamento). Para atender os objetivos desta pesquisa, foi definida uma amostra com 28 DMUs, composta de 21 portos públicos e 7 terminais privados. Para definir quais as DMUs que estão operando na fronteira, foram realizadas quatro simulações para cada modelo, para o período de 2010 a 2014, com resultados bem diferentes, demonstrando que o setor portuário brasileiro obteve melhores resultados com Retorno Variável de Escala. Além da técnica de Análise Envoltória de Dados – DEA foi utilizada a Estatística Descritiva para definir as medidas de posição central, como: média, variância e desvio padrão, a fim de comparar qual dos dois setores é mais eficiente, ressaltando que para avaliar os dois setores foi necessário tomar como base todas as cargas movimentadas pelos dois setores como carga geral.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleA eficiência técnica dos portos e terminais públicos e privados brasileiros marítimos no período de 2010 a 2014en
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordPortos - administraçãoen
dc.subject.keywordTerminais (Transportes)en
dc.subject.keywordAnálise envoltória de dadosen
dc.subject.keywordSetor portuárioen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2016.04.D.20830-
dc.contributor.advisorcoRosano Peña, Carlosen
dc.description.abstract1The Brazilian port sector is responsible by to move approximately of the 96% export and 89% import demonstrating the importance of sector for Brazil. This study aims to accesses the technical Efficiency of public Brazilian sea ports and private terminals the period 2010-2014, using the data envelopment analysis technique – DEA, English Data Envelopment Analysis, models CCR and BCC, with two inputs (Total area of terminal and Total Expenditure) and two outputs (Total cargo handled TEUS in English twenty foot equivalent Unit and Billing). To answer the objectives of this research defined a sample of 28 DMUS, comprising 21 Public Ports and Terminals 7 Private Rooms. To defined the DMUs that are operating on the border have been four simulations for each models, for the period 2010-2014, with very different results, demonstrating that the Brazilian port sector achieved better results with Variable Scale Return. In addition to the data envelopment analysis technique – DEA was using Descriptive statistics for measurements, such mean, variance and standard deviation to compare which of the two sectors is more efficient. Pointing that to value of the two sectors was necessary used with based very cargo move for two sectors with the general cargo.-
dc.description.unidadeFaculdade de Tecnologia (FT)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Transportespt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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