http://repositorio.unb.br/handle/10482/20646
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2015_LuisAlbertoMartinsPalharesdeMelo.pdf | 4,49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Aprendizagem da quantificação no processo da formação do graduando de cursos de geografia |
Autor(es): | Melo, Luis Alberto Martins Palhares de |
Orientador(es): | Steinke, Ercília Torres |
Assunto: | Geógrafo Organização espacial Formação profissional |
Data de publicação: | 1-Jun-2016 |
Data de defesa: | 18-Set-2015 |
Referência: | MELO, Luis Alberto Martins Palhares de. Aprendizagem da quantificação no processo da formação do graduando de cursos de geografia. 2015. xxxv, 347 f., il. Tese (Doutorado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Quem é o geógrafo? De forma sucinta pode-se responder que o geógrafo é um cientista social, analista do espaço, ou seja, um analista das organizações espaciais e suas dinâmicas. O geógrafo, ao analisar determinado fenômeno sobre um espaço geográfico necessitará, em alguma instância, com maior ou menor intensidade, proceder à quantificação do mesmo. E afirma-se isto porque o geógrafo, em seu trabalho, realiza análise espacial de dados geográficos, uma atividade que envolve quantificação. A quantificação permite ao geógrafo delinear com maior precisão a forma e a estrutura das organizações espaciais. Esta quantificação é uma importante atividade complementar ao trabalho qualitativo de delineamento das funções da forma e dos processos inerentes à estrutura das organizações espaciais. Uma vez que se reconhece a importância da quantificação em Geografia, surge a seguinte pergunta: a formação acadêmica do geógrafo o capacita a realização de quantificação em Geografia? Este foi um objetivo de investigação deste trabalho. Além disso, o atual aparato tecnológico à disposição da sociedade permite que na área educacional recursos multimídia possam ser utilizados em prol de uma aprendizagem significativa de conteúdos. Assim, outro objetivo de investigação deste trabalho foi avaliar se a utilização de um software tutor para ensino de conceitos/técnicas de quantificação poderia ser útil para uma efetiva aprendizagem de tais conceitos/técnicas. Para realização deste trabalho foram realizadas as seguintes atividades: (1) análise da matriz curricular de diversos cursos de graduação em Geografia do País; (2) elaboração e aplicação de questionário para mapeamento da familiaridade de conceitos matemáticos básicos de alunos da Geografia; (3) elaboração e aplicação de questionário para mapeamento da importância dada pelos alunos à quantificação e (4) foi desenvolvido um software tutor para ensino de alguns conceitos/técnicas de quantificação e o mesmo foi testado em sala de aula e em curso de extensão. Como resultado geral, com base nas amostras coletadas, observou-se pouca familiaridade e pouca afetividade por parte do aluno com relação a conceitos matemáticos, mesmo reconhecendo a importância da quantificação para a Geografia. E com relação às matrizes curriculares dos cursos de Geografia, verificou-se que são limitadas para propiciar uma razoável capacitação do graduando em Geografia para trabalhar com quantificação. |
Abstract: | Who is the geographer? Briefly one can say that the geographer is a social scientist, an analyst of the space, that is, an analyst of the spatial organizations and their dynamics. Many times, the Geographer, an analyst of the spatial organizations, When studing some phenomena on a geographical space, the geographer will be forced, with greater or lesser intensity, to deal with the quantification of the space. This is said because the geographer, in his work, performs spatial analysis of geographical data that deals with quantification. Quantification leads to a more precise outlining of the form and structure of spatial organizations. This quantification is an important complementary activity to the qualitative work of delineation of functions of the form and process inherent to the structure of the spatial organizations. Once it recognizes the importance of quantification in geography, the following question arises: Does the school education enable the future geographer apply quantitative methods in Geography? This was one objective of investigation in this work. In addition, the current technological apparatus available to society allows the use of multimedia resources in education and this can be used in support for a meaningful learning content. In this context, another purpose of investigation of this work was to evaluate if the use of a tutor software for teaching some concepts/techniques of quantification could be useful for an effective learning of such concepts/ techniques. For this work the following activities were carried out: (1) curricular analysis of several undergraduate courses in Brazilian Geography; (2) elaboration and application of a test for mapping the familiarity of basic mathematical concepts to students of geography; (3) development and application of questionnaire for mapping the importance given by students to quantification and (4) it was developed a tutor software for teaching some concepts / quantification techniques that has been tested in the classroom and on-going extension. As a general result, based on the samples collected, there was little familiarity and little affection by the undergraduate student of Geography in relation to mathematical concepts, although recognizing the importance of quantification for Geography. With respect to school education curriculum of the undergraduate student of Geography, it was found that it is limited to prepare the student to work with quantification applied to Geography. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Ciências Humanas (ICH) Departamento de Geografia (ICH GEA) |
Informações adicionais: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós Graduação em Geografia, 2015. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Geografia |
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DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2015.09.T.20646 |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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