Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/20513
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_DiegoVeríssimoPereira.pdf2,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorIbaldo, Adriana Pereira-
dc.contributor.authorPereira, Diego Veríssimo-
dc.date.accessioned2016-05-26T18:15:00Z-
dc.date.available2016-05-26T18:15:00Z-
dc.date.issued2016-05-26-
dc.date.submitted2015-12-15-
dc.identifier.citationPEREIRA, Diego Veríssimo. O ensino de inércia com desenhos animados, utilizando futurama como ferramenta lúdica. 2015. x, 95 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/20513-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação em Física, 2015.en
dc.description.abstractEste trabalho apresenta o resultado da pesquisa que utilizou Futurama como um recurso audiovisual e uma ferramenta de ensino para uma abordagem lúdica do conceito de inércia referente à primeira lei de Newton no 9º ano do ensino fundamental. O principal objetivo do trabalho consiste em despertar o interesse dos alunos para as disciplinas científicas, tão presentes no dia-a-dia dos estudantes. A utilização de desenhos animados para o ensino de física é uma forma de motivar seus estudos nesta disciplina, pois além de fazer uso de uma linguagem verbal e não-verbal, mais próxima da utilizada pelo discente, considera o contexto sociocultural, o que lhes desperta o interesse, requisito necessário para que ocorra uma aprendizagem significativa. Neste sentido, fazer uso de uma ferramenta presente no dia-a-dia dos alunos e com forte apelo audiovisual desponta como uma alternativa interessante e promissora, inclusive como forma de divulgação científica, que no contexto deste trabalho é vista como um meio de popularização do conhecimento científico para público não especializado. Os resultados indicam uma melhoria no aprendizado, além de maior aceitação e interesse com relação à física.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleO ensino de inércia com desenhos animados, utilizando futurama como ferramenta lúdicaen
dc.title.alternativeTeaching inertia with cartoons, using futurama as an entraining toolen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordDesenho animadoen
dc.subject.keywordAprendizagem significativaen
dc.subject.keywordRecursos audiovisuaisen
dc.subject.keywordDivulgação científicaen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2015.12.D.20513-
dc.description.abstract1This work presents the results of the research which used Futurama as an audiovisual aid and an educational tool in an entertaining approach to the concept of inertia related to Newton's first law in the 9th grade of elementary school. The main objective of this study is to arouse the interest of students to scientific subjects, so present in their daily lives. The use of cartoons to teach physics is a way to motivate students to study this subject, since it uses verbal and non-verbal language, similar to that used by the students, and it takes into consideration their socio-cultural context, which arouses their interest, requirement necessary to occur meaningful learning. In this context, using a tool with a strong audiovisual appeal that is present in students’ daily lives, emerges as an interesting and promising alternative, which in the context of this work is seen as a way to popularize scientific knowledge for a nonspecialized public. The results show an improvement in learning, in addition to a greater acceptance and interest regarding physics.-
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.