http://repositorio.unb.br/handle/10482/20412
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_JoséMariaFerreiradeFarias.pdf | 2,19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Manual do software xcalibre para aplicação do modelo de rasch |
Autor(es): | Farias, José Ferreira de Maria |
Orientador(es): | Soares Neto, Joaquim José |
Assunto: | Medida Traço latente Teoria de resposta ao item (TRI) Aprendizagem significativa Software |
Data de publicação: | 26-Mai-2016 |
Data de defesa: | 10-Dez-2015 |
Referência: | FARIAS, José Ferreira de Maria. Manual do software xcalibre para aplicação do modelo de rasch. 2015. 113 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | A pesquisa deste projeto busca fornecer aos professores do ensino médio instrumento de avaliação da habilidade dos alunos e das dificuldades que demonstram em relação aos itens da grade curricular contidos nos testes a que são submetidos. É utilizada a TRI (Teoria de Resposta ao Item), particularmente o Modelo de Rasch, e foram empregadas neste estudo as respostas dos alunos de uma escola pública do DF em prova de ciências da natureza, nos moldes daquelas do ENEM e do SAEB. O processamento foi feito pelo software Xcalibre, com o objetivo de subsidiar os professores para selecionar e ordenar os componentes curriculares, a partir dos conhecimentos prévios dos alunos, com base na teoria de Ausubel, para incentivá-los ao melhor aproveitamento. |
Abstract: | The research of this project seeks to provide high school teachers tool for assessing the students’ abilities and difficulties that show and relate to the items of the curricular subjects contained in the tests taken by the students from a Public School in DF. TRI was used (Item Response Theory), particularly, the Rasch Model, and the students’ answers were deployed during the students’ science tests with the same ENEM and SAEB standard. The processment was carried out by XCalibre with respect to subsidize teachers to select and choose the curricular components, previous students’ knowledge experience was taken into account. Based on Ausubel’s theory in order to incentive them to reach the best development. |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2015. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2015.12.D.20412 |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.