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2015_PriscillaKettilynRosade FrançaSousa.pdf2,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorGonçalves, Andréa de Oliveira-
dc.contributor.authorSousa, Priscilla Kettilyn Rosa de França-
dc.date.accessioned2016-04-06T11:05:06Z-
dc.date.available2016-04-06T11:05:06Z-
dc.date.issued2016-04-06-
dc.date.submitted2015-11-26-
dc.identifier.citationSOUSA, Priscilla Kettilyn Rosa de França. A Comissão de Ética como prática educativa: o caso da Universidade de Brasília. 2015. 221 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/19866-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2015.en
dc.description.abstractA ética se apresenta como um importante instrumento, capaz de influenciar e promover um melhor ambiente laboral, e contribuir com a melhoria nas relações interpessoais, agindo,dessa forma, diretamente na cultura organizacional da instituição. Pesquisar sobre a importância de uma gestão ética, bem como de mecanismos que auxiliem à sua implementação favorece a aplicação de trabalhos que contribuam para uma gestão democrática. Nesta pesquisa,utilizam-se a Universidade de Brasília e sua Comissão de Ética como objeto de estudo. Trata-se de um estudo que objetiva avaliar a Comissão de Ética como prática educativa para o exercício da gestão ética e democrática na comunidade universitária da UnB. Nele, realizou-se um estudo de caso de natureza qualitativa, exploratória e descritiva, em que os dados foram coletados por meio de entrevistas e documentos. Na análise dos dados utilizaram-seos princípios da análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Os resultados, provenientes de categorias ex post, apontaram para uma necessária mudança de concepção da própria Comissão de Ética da UnB, partindo para a criação de um modelo aplicável à sua realidade, retratando que a organização deve priorizar as relações humanas que ocorrem no contexto da Universidade de Brasília, e, assim, promover um ambiente ético e continuado, posto que a função educativa não tem alcançado o devido desenvolvimento para a educação ética dos servidores da universidade. Constatou-se, ainda, que os normativos das Comissões de Ética ressaltam mais o processo de apuração ética, dando maior visibilidade à função punitiva, ao invés de, como apontam os resultados,ressaltarem uma maior conscientização ética nacional advinda de leis, órgãos de controle, bem como do próprio Sistema de Gestão da Ética, no qual a Comissão de Ética da UnB está inserida.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleA Comissão de Ética como prática educativa : o caso da Universidade de Brasíliaen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordUniversidade de Brasília. Comissão de Éticaen
dc.subject.keywordÉtica em pesquisaen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2015.11.D.19866-
dc.description.abstract1Ethic is shown as an important instrument, capable of influence and promote a better working environment, and contribute with improving interpersonal relations, acting, therefore, straight on the organizational culture of the institution. To search about the importance of an ethical management, as well as of mechanisms that assist the implementation of that management, favour the application of studies that contribute with a democratic management. In this research, the University of Brasilia and its ethic committee were taken as object of study. It consists of a study that aims to evaluate the ethic committee as an educative practice for the exercise of an ethic and democratic management at UnB`s university community. In in, it was made a qualitative, exploratory and descriptive case study, which data was collected through interviews and documents. The analysing data was based in the perspective of Bardin content analysis (BARDIN, 1977). The results, obtained from ex post categories, pointed to a necessary change of conception of the UnB’s Ethics Commission itself, which starts from the creation of a model that could be applied to their reality, depicting that the organization should prioritize the human relationships that occur in the context of the University of Brasilia, and, thus, promote an ethical and continued environment since the educational function has not achieved the expected development of ethical education of university workers. It was also found that the regulations of the Ethics Committees emphasize more the ethical determination process, prioritizing more the punitive function, rather than, as the results indicate, highlight a greater national ethical awareness arising from laws, regulatory agencies, as the Ethical Management System itself, in which the UnB’s Ethics Committee is inserted.-
dc.description.unidadeFaculdade UnB Planaltina (FUP)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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