Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/19860
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_AnaCristinaAraujo.pdf1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSousa, Rosineide Magalhães de-
dc.contributor.authorAraujo, Ana Cristina de-
dc.date.accessioned2016-04-05T19:18:39Z-
dc.date.available2016-04-05T19:18:39Z-
dc.date.issued2016-04-05-
dc.date.submitted2016-01-18-
dc.identifier.citationARAUJO, Ana Cristina de. Discursos que revelam o letramento acadêmico na (RE) constituição identitária dos educandos da licenciatura em Educação do Campo. 2016. 143 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/19860-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2016.en
dc.description.abstractEsta pesquisa tem por objetivo investigar e analisar, por meio do discurso, como o letramento acadêmico contribui com a formação identitária dos alunos da Licenciatura em Educação do Campo – LEdoC/UnB. O estudo foi realizado na Faculdade UnB de Planaltina, situada em Planaltina- DF, na quarta turma do curso de Licenciatura em Educação do Campo, curso regular dessa Instituição de Ensino, nos anos de 2014 e 2015. Recorremos metodologicamente à Etnografia e à Análise de Discurso Crítica, fazendo uso dos recursos de observação participante e entrevistas. Embasamo-nos teoricamente em Chouliaraki e Fairclough (1999), Hall (2000), Woodward (2000), Bogo (2010), Street (2014), Rios (2015), Molina (2015), Molina e Sá (2011), Sousa (2011), Sousa (2006), Moura (2015), dentre outros. A relevância deste trabalho está em contribuir na compreensão de como o letramento acadêmico influencia nas identidades ledoquianas, de que forma lhes possibilita assumir novos papéis sociais e, principalmente, como a apropriação desse letramento pode significar uma transformação na vida desses sujeitos e, consequentemente, nas suas atuações nas comunidades e escolas. A pesquisa revelou que o letramento acadêmico contribui com a formação das identidades dos professores das Escolas Campo, ajudando-os a perceberem as contradições vivenciadas em suas comunidades e a entenderem como sua formação pode contribuir com a transformação da Educação do Campo em suas comunidades.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleDiscursos que revelam o letramento acadêmico na (RE) constituição identitária dos educandos da licenciatura em Educação do Campoen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordLetramento acadêmicoen
dc.subject.keywordIdentidade - construçãoen
dc.subject.keywordEducação do campoen
dc.subject.keywordEnsino superior - avaliaçãoen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2016.01.D.19860-
dc.description.abstract1This research aims to investigate and analyze, through discourse, such as academic literacy contributes to the identity formation of the Bachelor students in Rural Education – at Brasilia´s University. The study was conducted at Brasília´s University, located in Planaltina / Federal District, in the fourth class of the course of Rural Education Degree, regular course of this education institution in the years 2014 and 2015. We used to methodologically Ethnography and Critical Analysis Discourse, making use of participant observation and interviews resources. This study is based on theoretical as Chouliaraki and Fairclough (1999), Hall (2000), Woodward (2000), Bogo (2010), Street (2014), Rivers (2015), Molina (2015), Molina and Sá (2011), Sousa (2011), Sousa (2006), Moura (2015), among others. The relevance of this work is to contribute to the understanding of how the academic literacy influences the identities of the undergraduate students in rural education, how enables them to take on new social roles and, especially, as the appropriation of this literacy can mean a transformation in the lives of these individuals and, consequently, in their performances in communities and schools. The survey revealed that the academic literacy contributes to the formation of the identities of the Rural Schools teachers, helping them to realize the contradictions experienced in their communities and understand how their training can contribute to the transformation of the rural of education in their communities.-
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.