Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Castioni, Remi | - |
dc.contributor.author | Figueiredo, Kattia de Jesus Amin Athayde | - |
dc.date.accessioned | 2016-03-14T18:07:10Z | - |
dc.date.available | 2016-03-14T18:07:10Z | - |
dc.date.issued | 2016-03-14 | - |
dc.date.submitted | 2015-12-16 | - |
dc.identifier.citation | FIGUEIREDO, Kattia de Jesus Amin Athayde. Programa Ensino Médio Inovador – ProEMI: o que revelam as intenções de melhoria do ensino médio no Brasil: o caso do Distrito Federal. 2015. 243 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/19675 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, 2015. | en |
dc.description.abstract | Esta tese é fruto de uma pesquisa sobre o PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR (ProEMI) no Distrito Federal, investigado sob o enfoque das políticas públicas para o Ensino Médio em suas possibilidades de melhorar a educação, por meio de uma proposta de currículo inovadora e integrada aqui, entendida, como o princípio pedagógico central do ProEMI, cujos os objetivos principais foram: analisar e explicitar as intenções de melhoria do ProEMI, nas escolas públicas de Ensino Médio do DF; explicitar e analisar se a proposta de Redesenho Curricular implicou mudanças significativas nas escolas de Ensino Médio do DF; explicitar a percepção dos gestores, coordenadores, professores e estudantes sobre o reconhecimento do ProEMI como Programa promotor de inovações na escola; analisar se o ProEMI melhorou os indicadores de evasão e de repetência nas escolas públicas do DF e verificar e analisar se os macrocampos postulados pelos Documentos Orientadores do Programa estão em harmonia com a Proposta de Redesenho Curricular das escolas de Ensino Médio do DF que aderiram ao ProEMI. A pesquisa de campo abrangeu duas escolas da rede pública, com a abordagem metodológica delineada nos fundamentos da pesquisa exploratória. O procedimento para a coleta e análise de dados incluiu uma combinação de fontes de origem quantitativa e qualitativa obtidas através de entrevistas semiestruturadas e análise documental. A inovação na educação é tratada como um ganho de valor considerável para práticas pedagógicas, uma vez que favorece o desenvolvimento da autonomia entre professores, gestores e estudantes incidindo na reorganização do trabalho pedagógico das escolas. Infere-se que a proposta de Redesenho Curricular compõe um cenário atrativo de fomentos pedagógicos para o Ensino Médio, percebido na conexão dos macrocampos com as áreas de conhecimento e os componentes curriculares em sua inter-relação com as vivências sociais dos estudantes. Sendo assim, depreende-se que esse escopo do Programa, do ponto de vista da inovação pedagógica, é importante para dimensionar as intenções de melhoria das políticas públicas de educação básicas específicas para o Ensino Médio. | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | Programa Ensino Médio Inovador – ProEMI : o que revelam as intenções de melhoria do ensino médio no Brasil : o caso do Distrito Federal | en |
dc.type | Tese | en |
dc.subject.keyword | Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) | en |
dc.subject.keyword | Política educacional - Distrito Federal (Brasil) | en |
dc.subject.keyword | Escolas públicas - Distrito Federal (Brasil) | en |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2015.12.T.19675 | - |
dc.description.abstract1 | This thesis is the result of a survey on the PROGRAM HIGH SCHOOL INNOVATOR (ProEMI) in the Federal District, investigated from the standpoint of a public policy for Secondary Education in its possibilities to improve education, through a proposal for an innovator curriculum, and integrated here, understood as the main pedagogical principle of ProEMI, whose main objectives were to analyze and explain the intentions of improving ProEMI, in public high schools in DF; explain and analyze if the proposal for a Curriculum Redesign entailed significant changes in high schools of the Federal District; explain the perception of managers, coordinators, teachers and students about the recognition of ProEMI as a program able to innovate in school; examine if ProEMI improved indicators of dropout and repetition in the public schools of DF and verify and analyze if the macrocampos implemented by the guiding documents of the program are in harmony with the Proposal for Curriculum Redesign of the high schools of the DF who joined the ProEMI . The field research involved two public schools, with the methodological approach outlined in the foundations of exploratory research. The procedure for data collection and analysis included a combination of sources of quantitative and qualitative source obtained through semi-structured interviews and documentary analysis. Innovation in education is treated as a gain of considerable value to teaching practices, since it favors the development of autonomy among teachers, administrators and students focusing on the reorganization of the educational work of schools. It is inferred that the Proposal for Curriculum Redesign composes an attractive scenario of teaching encouragements to high school, realized in connection with the macrocampos as areas of knowledge and curriculum components in their relationship with the social experiences of students. Thus, it appears that the intention of the program, from the point of view of pedagogic innovation, it is important to gauge the intentions of improving public policies on specific basic education for high school. | - |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|