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dc.contributor.advisorCruz, Luciana Sabóia Fonseca-
dc.contributor.authorSousa, Octávio dos Santos-
dc.date.accessioned2016-02-26T21:07:56Z-
dc.date.available2016-02-26T21:07:56Z-
dc.date.issued2016-02-26-
dc.date.submitted2015-08-11-
dc.identifier.citationSOUSA, Octávio dos Santos. Cibercultura e ocupações no vazio moderno em Brasília. 2015. 215 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/19591-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2015.en
dc.description.abstractNas últimas décadas houve uma intensificação dos meios de comunicação, em especial com o uso massificado da rede mundial de computadores, gerando um fenômeno que pode ser denominado cibercultura. No mesmo período, sobretudo nos últimos anos tem sido possível observar diversas ocupações da rua com finalidades políticas ou de lazer, que em coexistência com a cibercultura, apresentam características novas quando comparadas a apropriações já consolidadas ao longo da história. Esses eventos abrem uma nova perspectiva sobre a questão apropriação e da sociabilidade no espaço público urbano. No caso específico do Plano Piloto de Brasília, que foi prefigurado e configurado a partir de premissas do urbanismo moderno, com segregação funcional e grandes vazios planejados, a ocupação e apropriação desses espaços pela população evidencia novos modos de interação com o espaço da cidade moderna. Este trabalho aborda questões gerais sobre a cibercultura e as relações de apropriação social no Plano Piloto de Brasília por meio das análises de fenômenos.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleCibercultura e ocupações no vazio moderno em Brasíliaen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordCiberculturaen
dc.subject.keywordUrbanismo modernistaen
dc.subject.keywordBrasília (DF) - arquitetura modernaen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2015.08.D.19591-
dc.description.abstract1In recent decades there has been an intensification of the means of communication, especially with the massive use of the World Wide Web, generating a phenomenon that can be called cyberculture. In the same period, especially in recent years it has been possible to observe several street occupations for political purposes or for pleasure, which in coexistence with cyberculture, introduces new features when compared to appropriations already consolidated throughout history. These events opened a new perspective on the issue of appropriation and sociability in urban public space. In the specific case of the Brasilia Pilot Plan, which was foreshadowed and configured from the premises of modernist urbanism, functional segregation and large planned voids, the occupation and appropriation of these spaces by the population shows new ways of interacting with the space of the modernist city. This work deals with general questions about cyberculture and the relations of social ownership in the Brasilia Pilot Plan through the phenomena analysis.-
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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